A Confederação Africana de Futebol (CAF) autorizou a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) a receber 34.000 espectadores no Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ), para o jogo da 9ª jornada do grupo "G" de qualificação ao Campeonato do Mundo FIFA 2026, no qual os Mambas defrontarão a Guiné, no próximo dia 9 de Outubro.
Por Redacção LanceMZ e Sérgio Sitóe (Fotos)
Outra novidade prende-se com o facto de partida estar marcada para as 18 Horas de quinta-feira, segundo indica a publicação da FMF na sua página oficial do Facebook que anuncia as decisões tomadas pela CAF, como fruto do trabalho conjunto que está a ser desenvolvido pelas autoridades moçambicanas para a aprovação definitiva do maior recinto desportivo do país.
Recordar que numa primeira fase a CAF havia autorizado a presença de 15 mil espectadores para o jogo Moçambique – Botswana, cifra que posteriormente subiu para 20 mil para a partida que marcou o regresso dos Mambas ao Zimpeto, tendo agora se registado um aumento de mais 14 mil pessoas, ainda aquém da capacidade máxima deste recinto que está fixada em 42 mil espectadores.
Tendo em conta este aumento de espectadores que poderão assistir aos jogos dos Mambas, a FMF deixou ficar o seguinte apelo: “a presença massiva dos adeptos será determinante neste encontro de elevada importância para as aspirações da nossa Selecção Nacional. Os Mambas precisam do calor humano e da energia de todos os moçambicanos para transformar o Zimpeto numa verdadeira fortaleza de apoio e incentivo, rumo ao sonho da qualificação ao Mundial. Neste contexto, a FMF lança um forte apelo ao patriotismo, convidando cada adepto a vestir as cores nacionais, encher o estádio com alegria e paixão, e demonstrar ao continente e ao mundo a força do nosso povo. Ao mesmo tempo, recordamos que o bom comportamento, a disciplina e o civismo de todos os espectadores são condições fundamentais não apenas para o sucesso da festa desportiva, mas também para que o Estádio Nacional do Zimpeto continue autorizado a receber jogos internacionais e as nossas equipas nacionais nas Afrotaças”.
Moçambique segue na terceira posição do Grupo "G" de qualificação ao Campeonato do Mundo FIFA 2026, com 15 pontos, precisando de vencer as duas últimas partidas e continuar a acalentar a esperança de qualificar para o “play-off” africano de acesso ao Mundial 2026. O grupo é liderado pela Argélia com 19 pontos e o Uganda segue em segundo com 15. (LANCEMZ)