desporto mocambicano

Atletas qualificados aos Jogos Olímpicos Paris 2024 intensificam preparação

  • 1274

Os atletas moçambicanos que vão aos Jogos Olímpicos Paris 2024 iniciaram a contagem decrescente para o grande evento planetário que vai ter lugar de 26 de Julho a 11 de Agosto, na capital francesa. À medida que o tempo vai se aproximando, os atletas já apurados vão intensificando a sua preparação para que estejam ao mais alto nível na competição que vai envolver milhares de atletas de todos cantos do Mundo.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Na cerimónia de despedida que teve lugar na manhã desta quarta-feira, 26 de Junho, precisamente há um mês do início da prova,  marcaram presença no acto as atletas Alcinda Panguana dos Santos, de boxe, Deisy Nhaquile, da vela e a judoca Jacira Ferreira, uma das últimas a carimbar o passaporte para a olimpíada de Paris 2024.

 

Além de partilhar orgulho por representar Moçambique em Paris, as três atletas mostraram-se optimistas e confiantes para dar o seu melhor pelas cores da bandeira nacional.

 

“Esta despedida para nós significa muito e sentimo-nos apoiados pela embaixada e por todos que estão aqui. Nós estamos sozinhos, sentimos que temos muito apoio e é muito bom, Então, vou lá, vou dar o meu melhor, diferente da primeira passada, vou dar o meu melhor nos Jogos Olímpicos. Vou fazer o meu melhor para lá, vou representar bem as cores da bandeira e como ficaram no nosso país”,  disse Alcinda Panguana que vai registar a sua segunda presença numa olimpíada.

VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE

Quem também estará presente na prova pela segunda vez é a velejadora Deisy Nhaquila que não escondeu a sua satisfação pela proeza alcançada.

 

“Eu estou muito feliz, a minha felicidade é inexplicável. Este momento simboliza para mim a chegada do grande momento que é o Jogos Olímpicos, o maior evento do mundo e eu vou representar Moçambique. É um momento de muita felicidade, é um momento de despedir a todos os moçambicanos e dizer que vamos lá para representar Moçambique da melhor forma possível e dar tudo” garantir a atleta de vela, Deisy Nhaquile.

 

Por seu turno, Jacira Ferreira viu o seu esforço de meses compensado, pois lutou bastante para atingir a pontuação necessária para fazer parte dos judocas eleitos para estarem em Paris 2024.

 

 “É um sentimento único, um sentimento de alegria, euforia. Eu acho que é um combo de sentimentos, saber que consegui o meu objectivo alcançado, que era qualificar-me para os Jogos Olímpicos. E é isto, representar o meu país da melhor forma e aproveitar cada momento em que eu estiver dentro dos Jogos Olímpicos. O meu próximo objectivo agora é estar no pódio dos Jogos Olímpicos”, expressou Jacira Ferreira.

 

COM ASSEGURA ESTÁGIOS NA FRANÇA

 

A delegação moçambicana prepara-se para partir para França onde irá passar por um período de estágio antes do arranque da competição, e o Chefe da Missão, garantiu que já está tudo reunido para a viagem da turma.

 

“A preparação vai bem. Estamos na derradeira fase, nos últimos dias. No dia 1 de Julho, vai arrancar o primeiro grupo. Vão para a França, para o estágio na cidade perto de Bordeaux. E vão ficar lá até, provavelmente, dia 19. A nossa expectativa é representar condignamente o país, a todos os atletas que estão em Paris, que deem o seu melhor, como sempre tem dado para prestigiar o país”, concluiu.

 

De recordar que Tiago Muxanga, do boxe, Steven Sabino, no atletismo, Matthew Lawrence e Denise Donatelli, ambos na natação, também vão integrar a Missão Moçambique após receberem o convite através do mecanismo universalidade dos jogos. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .