desporto mocambicano

As incertezas no arranque do Moçambola 2025 quando a época segue no quarto mês

  • 199

A época futebolística em Moçambique abriu a 21 de Dezembro de 2024 devendo prolongar-se até ao dia 25 de Dezembro de 2025, sendo que a Federação Moçambicana de Futebol previa no seu calendário que a principal prova da modalidade, o Campeonato Nacional da Primeira Divisão, também designado por Moçambola, devia ter o seu pontapé de saída a 29 de Março último, decorrendo até ao mês de Janeiro. A intenção de quem planificou o calendário futebolístico foi deitada por água abaixo, pois o arranque do Moçambola foi agora reprogramado para 17 de Maio, porém envolto em muitas incertezas, com a questão do transporte aéreo das caravanas a adensar as dúvidas em virtude de a companhia aérea de bandeira nacional, as Linhas Aéreas de Moçambique, ainda aguardar pela chegada das novas aeronaves de modo a melhorar a sua situação operacional e garantir a movimentação das delegações da prova dentro do pacote bonificado no âmbito do habitual acordo com a Liga Moçambicana de Futebol (LMF).

 

Por Alfredo Júnior

 

A esta altura os clubes do Moçambola estariam a preparar-se para a segunda jornada da prova se se tivesse cumprido à risca o calendário de competições apontado pela FMF, mas razões de força maior ditam que o arranque da maior competição desportiva de Moçambique esteja envolto de incertezas.

 

Questões logísticas ditam que a Liga Moçambicana de Futebol tenha sido obrigada a encontrar novas datas para o pontapé de saída da prova, contrariando o habitual calendário que indica que o Moçambola inicia no mês de Março, ou mais tardar em Abril, por forma a que o calendário futebolístico seja cumprido à risca.

 

TRANSPORTE AÉREO O CALCANHAR DE AQUILES

 

Um dos fatores que faz com que haja incerteza no arranque do Moçambola no período anteriormente indicado está relacionado com a questão do transporte aéreo das equipas participantes na prova, pois a companhia aérea de bandeira nacional que garante esta componente está a enfrentar uma crise interna de disponibilidade de aviões para cumprir cabalmente com a sua actividade.

 

Fontes das Linhas Aéreas de Moçambique contactadas pelo LanceMZ indicam que a companhia ainda está focada no processo de implementação da sua estratégia de reestruturação e reposicionamento operacional da transportadora aérea, visando melhorar a eficiência, reduzir custos e elevar os padrões de serviço ao passageiro.

 

A empresa está nesse âmbito a suspender algumas rotas (a última das quais que ligava as cidades de Maputo e Cape Town na África do Sul) e justifica que esta suspensão permitirá optimizar as rotas e rentabilizar a operação, num momento em que se encontra num processo de transformação com foco na sustentabilidade financeira, pelo que nesta altura em que não dispõe de aviões a prioridade está a ser dada aos passageiros pagantes dos seus bilhetes na íntegra, para as rotas internas.

A situação dos serviços de transporte aéreo poderá observar melhorias depois da chegada de novos aviões que ainda estão em processo de aquisição, esperando-se que as novas aeronaves cheguem ao país em finais de Abril corrente, não havendo garantias de que já estarão operacionais para viabilizar o plano da LMF de iniciar o Moçambola a 17 de Maio.

“Os aviões, se tudo correr dentro do previsto, deverão chegar ao país a 21 de Abril, devendo passar por um processo aeronáutico que pode levar cerca de um mês, sendo que não é líquido que a 17 de Maio tudo já esteja em condições para transportar as caravanas do futebol. Vamos ver o que acontece até lá, mas há ainda muitas incertezas”, disse a nossa fonte.

Refira-se que o transporte aéreo tem um peso significativo no orçamento do Moçambola, sendo que para a prova do ano passado estava orçada em 115 milhões de Meticais.

QUARTOS DA TAÇA NA DATA DO ARRANQUE DO MOÇAMBOLA

Outro aspecto que adensa as dúvidas quanto ao arranque do Moçambola 2025 a 17 de Maio está relacionada com o facto de a Federação Moçambicana de Futebol ter apontada a realização dos jogos da segunda mão dos quartos-de-final da Taça de Moçambique justamente para a mesma data indicada pela LMF para o pontapé de saída do Campeonato Nacional (17 de Maio), o que coloca interrogações aos amantes do futebol visto que é previsível que uma boa parte dos clubes do Moçambola esteja também envolvido nessa etapa da maior prova futebolística  do país e que envolve todos clubes filiados na presente temporada.

Vale lembrar que a Federação Moçambicana de Futebol orientou as associações provinciais a iniciarem com a disputa da fase provincial da Taça de Moçambique a partir de 4 de Abril em virtude do início tardio do Moçambola 2025.

Assim, a fase provincial deverá acontecer entre 4 e 20 de Abril. A fase regional equivalente aos 16 avos-de-final deverá acontecer entre 26 e 27 de Abril, os oitavos-de-final deverão acontecer nos dias 3 e 4 de Maio, os quartos-de-final nos dias 10 e 11 de Maio a primeira mão e a segunda a 17 e 18 de Maio, sendo que as meias-finais e final terão lugar em data a anunciar. (LANCEMZ)   

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .