A final do Junior NBA realizado na cidade de Maputo contou a presença de Ron Harper, antiga estrela da NBA e que conquistou 3 títulos da NBA com o Chicago Bulls, jogando ao lado de Michael Jordan e Scottie Pippen, e 2 títulos com o Los Angeles Lakers, jogando ao lado de Shaquille O'Neal e Kobe Bryant. Harper avaliou positivamente a realização do Júnior NBA em Moçambique.
Por Alfredo Júnior e José Zangado (Fotos)
“É uma grande oportunidade para as meninas e meninos estarem envolvidos nesta iniciativa, estamos aqui para incentivar para que os sonhos destes petizes se tornem realidade. É uma boa oportunidade que se dá aos jovens de participarem nesta prova Júnior NBA e que pode ajudar no desenvolvimento da modalidade”, disse Harper.
Em Maputo, Harper partilhou a sua trajectória no basquetebol com os petizes que tomaram parte na Liga Júnior NBA, esperando ter sido uma fonte de inspiração para que os jovens moçambicanos atinjam pata;afres elevados tal como Clarisse Machanguana, a única basquetebolista da Pérola do Indico que jogou na WNBA.
VEJA Q REPORTAGEM EM VIDEO
“Eu comecei a jogar aos 8 anos e foi um sonho jogar na NBA depois de ver Karim Abdul Jabbar, Julius Erving, muitas estrelas e acabei conquistando títulos com os Chicago Bulls e espero inspirar petizes para seguirem uma carreira no basquetebol”, referiu Ron Harper.
EXXON MOBILE E NBA AFRICA GARANTEM APOIO
A ExxonMobil e a NBA África continuarão a apoiar a Liga do Jr. NBA em Maputo bem como as iniciativas lideradas pela Fundação Clarisse Machanguana (CMF), uma organização fundada pela antiga jogadora da WNBA e lenda do basquetebol moçambicano Clarisse Machanguana.
“Foi um grande evento que tivemos a oportunidade de assistir, Júnior NBA é o primeiro e único evento desta natureza, numa parceria com a Exxon Mobile, que ao mesmo tempo traz oportunidades de as crianças desenvolverem habilidades em STEM(Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), algo que estamos a desenvolver com a Fundação Clarisse Machanguana um iniciativa com uma das filhas do país que jogou na WNBA e que trás uma combinação interessante, numa parceira para continuar. Moçambique tem tradição no desenvolvimento destas ações de formação que demonstra um comprometimento também com os treinadores”, disse Kita Matangulo da NBA Africa.
O Jr. NBA é um programa global de participação de basquetebol juvenil para meninos e meninas, ensina as habilidades fundamentais, bem como os valores fundamentais do jogo no nível de base, com o objectivo de ajudar a crescer e melhorar a experiência de basquetebol juvenil para jogadores, treinadores e pais. (LANCEMZ)