O Presidente do Comité Olímpico de Moçambique, Aníbal Manave, endereçou uma mensagem felicitação a zimbabweana Kirsty Coventry pela sua histórica eleição como a 10ª Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), ocorrida recentemente na 144ª Sessão do COI, na Grécia, e comandará o movimento olímpico pelos próximos oito anos.
Por Redacção LanceMZ
Na sua missiva, enviada à recém-eleita presidente, Anibal Manave destaca a importância desta eleição para o movimento olímpico global e para o continente africano, sendo que o Presidente do Comité Olímpico de Moçambique (COM), expressou o seu orgulho por ver, pela primeira vez, um africano à frente do COI, além de celebrar o facto de que Coventry se torna também a primeira mulher a ocupar este prestigiado cargo, segundo uma nota de imprensa partilhada pelo COM.
"Esta é uma mensagem muito forte não apenas para o mundo do desporto, mas para toda a África. Como afirmou a presidente eleita: 'Este é o nosso momento'. A África tem talento e capacidade para contribuir significativamente para o desenvolvimento do movimento olímpico mundial", declarou o Presidente do COM.
No mesmo documento, Manave reafirmou o compromisso do Comité Olímpico de Moçambique em colaborar activamente com a nova liderança do COI na implementação da agenda olímpica em todo o mundo e desejou sucesso à presidente eleita para o cargo de prestígio.
Kirsty Coventry, ex-ministra do desporto no Zimbabwe, ex-nadadora olímpica e medalha de ouro duas vezes, foi eleita na 144ª Sessão do COI, realizada na Grécia, no dia 20 de Março, e assumi um mandato de oito anos. Ela sucede Thomas Bach, que esteve na liderança do COI desde 2013. Sua eleição reforça os princípios de diversidade e inovação no desporto global. (LANCEMZ)










