O treinador-adjunto da selecção nacional de Basq "/>  

O treinador-adjunto da selecção nacional de Basq "/>

desporto mocambicano

Anabela Cossa, Vânia Sengo e Clitan de Sousa são as novidades da pré-convocatória da selecção de Basquetebol

  • 797

 

O treinador-adjunto da selecção nacional de Basquetebol feminino, Leonel Manhique, anunciou hoje,  28 de Maio, as 20 jogadoras pré-convocadas para a próxima fase de qualificação para o Mundial de Basquetebol. Com destaque para a volta de Anabela Cossa do Ferroviário de Maputo, depois de um período ausente, e das presenças da Vânia Sengo do Clube Sportiva de Portugal e Clitan de Sousa que milita na Espanha.

 

Leonel Manhique começou por justificar que as escolhas das atletas baseou-se no desempenho das jogadoras na última competição nacional e na Liga Nacional, bem como na coordenação da equipa técnica com o treinador principal, Iñaki García.

 

“Primeiro baseamos naquilo que foi o rendimento das jogadoras na última selecção e também na última Liga Nacional, e, em coordenação com toda a equipe técnica e o treinador principal, decidimos que estas seriam as 20 jogadoras para esta janela”, afirmou Manhique.

 

Segundo avançou o treinador-adjunto, a preparação da equipa terá início na próxima segunda-feira, com todas as jogadoras convocadas reunindo-se em Moçambique numa preparação que será dividida em três etapas: a primeira terá dois meses de treinamento em Moçambique, seguidos por 10 dias nos Estados Unidos, e a fase final no México.

 

“Para o estágio nos Estados Unidos, a princípio, estamos a prever levar 15 jogadoras, das quais só iremos partir com 12 para o México. Todas as jogadoras convocadas, incluindo as que estão na Espanha, Portugal e EUA,terão que vir a Moçambique para iniciar a preparação”, salientou.

 

Na passada sexta-feira, arrancou a Taça Maputo Jogabets, competição que reúne clubes da capital do país como Costa do Sol e Ferroviário de Maputo, ambos com seis jogadoras de convocadas cada, contudo, Leonel Manhique indicou que o programa apresentado pela Federação Moçambicana de Basquetebol inclui a interrupção da competição por dois meses para dar lugar aos trabalhos da selecção.

 

“Estamos cientes que estamos no início da época, a FMB apresentou o seu programa às associações daquilo que vai ser os trabalhos das seleções nacionais, todas as jogadoras convocadas neste momento estão entregues 100% ao trabalho da seleção nacional”

 

Isto quer dizer que a competição vai parar internamente para dar lugar a esta preparação? - Espero, respondeu Manhique e reforçou:

 

“Do que nós programamos como treinadores é que neste momento teremos que parar de competir para dar lugar à preparação da seleção”.

 

Na qualificação ao Mundial 2026 na Alemanha, o combinado nacional irá enfrentar o México, Montenegro, e Nova Zelândia, e Leonel Manhique mostrou-se confiante na passagem das moçambicanas para a fase seguinte:

 

“Estamos a jogar contra equipas que são constituídas a 100% por profissionais, mas cabe a nós fazer o nosso trabalho, estamos a ver que somos capazes de fazer frente a todas as equipas e com o objectivo de passar para a outra janela”, concluiu.

 

 

Eis a lista das pré-convocadas

Costa do Sol: Cleide Machava, Yolanda Francisco, Elioteria Lhavanguane, Chelsea Rafael, Nilza Chiziane, Vilma Covane

 

Ferroviário de Maputo: Dulce Mabjaia, Odélia Mafanela, Anabela Cossa, Stefania Chiziane, Carla Covane, Sílvia Veloso

 

Clubes Internacionais: Tamara Seda (Araski Arabaku, Espanha), Leia Dongue (Oxigeno Roma, Itália), Vânia Sengo (C. Sportiva, Portugal), Delma Zita (Universidade dos Estados Unidos), Célia Sumbane (Universidade dos Estados Unidos), Shanaya Pinto (Universidade dos Estados Unidos), Inguivild Mucauro (Inter Clube de Angola), Clitan de Sousa (Espanha).

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .