desporto mocambicano

Ambiente de crispação no seio dos Mambas afecta exibição em Dakar e pode comprometer qualificação ao CAN-2023

  • 533

O ambiente no seio da selecção nacional de futebol, Mambas, ainda não é de todo bom, sendo notória alguma crispação entre os jogadores, equipa técnica e estrutura de gestão da Federação Moçambicana de Futebol. Esta situação foi constatada pelo LanceMZ durante a presença da equipa de todos nós em Dakar, onde na última sexta-feira os Mambas foram goleados por 5-1 pela sua congénere do Senegal.

 

Por Alfredo Júnior em Dakar

 

O primeiro momento por nós registado foi marcado pela reclamação apresentada pelo capitão dos Mambas, Elias “Domingues” Pelembe que fez questão de transmitir a insatisfação dos jogadores pelas condições do campo escolhido para a realização do primeiro treino no Senegal, pois o mesmo apresentava um relvado natural irregular (propenso para contrair lesões), bem como das condições de hospedagem, visto que o combinado nacional esteve hospedado numa unidade hoteleira situada em uma área  muito movimentada e barulhenta que não oferecia condições de tranquilidade para uma equipa de futebol que se quer profissional.

 

Esta contestação foi subscrita pelo Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, que referiu que estas situações já vêm de algum tempo, chegando mesmo a afirmar que “muda-se o disco e a música que toca continua a mesma”.

 

E para apimentar este cenário de desentendimentos, o Vice-Presidente da FMF, Martinho “Paito” Mucuane fez uma crítica para dentro da própria estrutura federativa ao afirmar dentre várias coisas que “se Moçambique almeja ombrear com selecções como Senegal ou colocar-se ao nível de grandes seleções, isso tem que começar connosco como federação e parceiros a criarmos condições para os jogadores que são profissionais, nós como Federação temos que assumir a responsabilidade”.

 

VEJA RESUMO DO JOGO SENEGAL - MOÇAMBIQUE

 

Estes episódios acabaram por adensar a ideia de que os Mambas vivem um momento nada agradável, o que acaba por ter influências negativas no seu desempenho em campo.

 

Por outro lado, são notórios alguns resquícios do braço-de-ferro entre os Mambas e a FMF que se assistiu aquando da participação no CHAN-2023, situação que culminou com a criação de uma Comissão de Inquérito que colocou o dedo na ferida em relação ao ambiente que se vive no seio da equipa de todos nós, em que a comunicação e a relação dos elementos que compõem a delegação ainda não ocorre da forma como era de desejar. 

 

CAPITÃES DOS MAMBAS QUEREM ENCONTRO COM ESTRUTURA

 

Para resolver estes e outros assuntos, os capitães dos Mambas realizaram um encontro ainda em Dakar com a equipa técnica nacional e pretende que o mesmo se verifique em Maputo com a estrutura directiva da FMF, segundo revelou ao LanceMZ  o jogador Zainadine Júnior.

 

“É importante ultrapassarmos estas questões quanto antes para que a paz volte a reinar no seio dos Mambas, pois todos lutamos por um bem comum que é elevar a qualidade do futebol moçambicano através das participações em competições ao nível da CAF”, disse Zainadine Júnior.

 

Estas são questões que devem ser urgentemente ultrapassadas no seio da selecção nacional, caso Moçambique ambicione chegar ao CAN-2023 que se realiza na Costa do Marfim e marcar presença do país nesta importante prova africana, algo que não se assiste há mais de dez anos.

 

Quem ata o guizo ao gato com rabo de fora no seio dos Mambas? Ou seja, a quem caberá a missão de devolver a paz tranquilidade no seio da equipa de todos nós para que continue a alegrar ao povo com resultados positivos? (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .