O Seleccionador Nacional de Futebol, Chiquinho Conde, divulgou a lista dos jogadores convocados para a dupla jornada de qualificação ao CAN-2025 frente a Eswatine, nos dias 11 e 14 de Outubro próximo. A grande novidade vai para o regresso dos jogadores Alfonso Amade e Clésio Baúque que estiveram ausentes dos jogos que Moçambique realizou diante do Mali e Guiné Bissau, na abertura desta campanha para o Campeonato Africano que terá lugar no próximo ano no Marrocos.
Por Redacção LanceMZ
Alfonso Amade é o único jogador dos convocados que ainda não tem clube, facto que fez com que na anterior convocatória ter solicitado a sua não inclusão por não estar ainda em condições de integrar o grupo de trabalho. Porém, para este duplo confronto com Eswatine, Conde optou por chamar o jogador por forma a ajudá-lo a ultrapassar esta situação menos boa da sua carreira provocada pela falência do seu clube, bem como é uma chamada à pedido do grupo de trabalho.
Para o primeiro jogo diante da Eswatine, Conde não poderá contar com a prestação do meio-campista Ricardo Guimarães e do guarda-redes, Ernan Siluane, que vão observar uma partida de suspensão em virtude de terem visto dois cartões amarelos nas duas jornadas inaugurais desta competição.
VEJA O ANUNCIO DA CONVOCATÓRIA
Se para o meio-campo Conde conta com várias soluções, para a baliza a titularidade será confiada a Ivan Urubal, da União Desportiva do Songo, e Fasistêncio João (Fazito), do Ferroviário de Nampula, ambos já habituados a trabalhar no espaço da selecção nacional.
Sobre o adversário, Chiquinho Conde recordou que aquando do início da sua missão enquanto Seleccionador Nacional dos Mambas, Moçambique perdeu num jogo amigável e de preparação para a fase de apuramento ao CHAN que gerou muitos comentários, pelo que o timoneiro do combinado nacional chama atenção que “cautelas e caldos de galinha não fazem mal a ninguém”, ou seja há necessidade de encarar o adversário com todo respeito.
Na conferência de imprensa de anúncio dos convocados para o embate a Eswatine, Chiquinho Conde comentou a ascensão dos Mambas para o grupo das 100 melhores selecções nacionais de futebol ao nível do Ranking da FIFA, sendo que considerou fruto do trabalho que tem sido desenvolvido por toda equipa de trabalho.
Moçambique vai para a terceira e quarta jornada do Grupo I na condição de líder da tabela classificativa com 4 pontos, em igualdade pontual com o Mali, sendo que vencendo os dois jogos poderá já começar a arrumar a malas para o CAN do Marrocos, porém Conde alertou da responsabilidade de todos incluindo do público para que as contas sejam favoráveis ao combinado nacional. (LANCEMZ)
GUARDA-REDES
Ernan Siluane - Associação Black Bulls
Fasistêncio João - Ferroviário de Nampula Ivane Urrubal - União Desportiva de Songo
DEFESAS
Domingos Macandza - Costa do Sol
Bruno Langa - UD Almeria
Infren Matola - União Desportiva de Sor Reinildo Mandava - Atlético de Madrid
Martinho Thauzene - Associação Black
Edson Sitoe - Bandirmaspor
David Malembana - Al Kharaitiyat
Feliciano Jone - Associação Black Bulls
MÉDIOS
Amade Momade - Namungo FC
Alfonso Amade
Ricardo Guimaraes - Igdir FK
Pedro Santos - Caldas SC
Aly Zacarias - Costa do Sol
Shaquille Nangy - Sagrada Esperança
Jonathan Muiomo - FV Illertissen
Clésio Baúque - Al Arabi
Geny Catamo - Sporting Clube de Portugal
Elias Pelembe - União Desportiva de Songo
Witiness Quembo - Dibba Al-Hisn
Gildo Vilanculos - Associação Académica de Coimbra
Elias Pelembe - União Desportiva de Songo
Witiness Quembo - Dibba Al-Hisn
Gildo Vilanculos - Associação Académica de Coimbra
AVANÇADOS
Stanley Ratifo - Chemie Leipzig
Elias Macamo - Desportivo de Nacala