A convocatória de Chiquinho Conde para os jogos frente ao Mali e Guiné Bissau não conta com a presença de Alfonso Amade e Clésio Baúque, dois jogadores que já fazem parte dos habituais no espaço dos Mambas. A ausência destes dois jogadores levou ao questionamento por parte dos seguidores do LanceMZ que numa publicação no Facebook questionaram os motivos da não chamada destes dois jogadores que estiveram no CAN-2023, na Costa do Marfim.
Por Redacção LanceMZ
O Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, reagiu aos comentários e deixou ficar a justificação pela ausência destes dois jogadores, tendo escrito que “Alfonso e Clésio estão sem clube e sem competição”, daí a não sua inclusão na convocatória final.
Conde mostrou disponibilidade em responder outras questões dos internautas, como é o caso de uma pergunta relacionada com o facto de ter convocado apenas dois avançados de raiz, neste caso Stanley Ratifo e Elias Macamo.
Sobre este facto, Conde escreveu: “só posso convocar 23 jogadores e com excepção dos guarda-redes (3), o critério foi sempre dois jogadores para cada posição e alguns polivalentes”. Por outro lado, o Seleccionador nacional foi mais longe ao explicar o esquema táctico habitual nos Mambas: “nós jogamos no sistema de jogo 1x4x2x3x1 e podemos inverter o triângulo do meio-campo (1x2) e até outro alternativo (1x3x43)”.
Refira-se que contrariamente ao que é habitual a divulgação da convocatória não foi em Conferência de Imprensa que permite ao Seleccionador nacional interagir com a comunicação social e explicar a lista por si elaborada. (LANCEMZ