A pugilista moçambicana Alcinda Panguana e o nadador Matthew Lawrence, serão os porta bandeira da Missão Moçambique, na próxima sexta-feita, 26 de Julho, durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos - Paris 2024, a terem lugar na capital francesa.
Por Alfredo Júnior
Esta foi a escolha sete atletas moçambicanos que estão em Paris para tomar parte na olimpíada moderna, sendo que pesou o facto de "em femininos e masculinos ter prevalecido a atleta com o melhor ranking” ao nível internacional.
Os atletas preparam-se para erguer a bandeira da Pérola do Índico na cerimónia de abertura que promete ser “à grande e à francesa” pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos o espectáculo que marca o início da competição irá decorrer fora de um estádio.
Partindo da ponte Austerlitz, as comitivas com atletas de todos os países navegarão desde a zona fronteira à catedral de Notre-Dame de Paris e chegarão perto da Torre Eiffel, depois de passarem por algumas das pontes mais emblemáticas da capital francesa, como a Pont des Arts e a Pont Neuf, para além de muitos outros marcos arquitectónicos parisienses.
O desfile dos atletas contará com barcos para cada delegação, às 19h30 no horário local e percorrerá as duas ilhas no centro da cidade (a Île Saint Louis e a Île de la Cité).
Os barcos serão equipados com câmeras para permitir que o público acompanhe os atletas de perto. A cerimônia terminará seu percurso de 6 km em frente ao Trocadéro, onde acontecerão os últimos shows. (LANCEMZ)