O Engenheiro Eletrotécnico  Alberto Banze foi este sábado, 13 de Maio, confirmado Presidente do Costa do Sol para um per&i "/> O Engenheiro Eletrotécnico  Alberto Banze foi este sábado, 13 de Maio, confirmado Presidente do Costa do Sol para um per&i "/>
desporto mocambicano

Alberto Banze confirmado Presidente do Costa do Sol

  • 643

O Engenheiro Eletrotécnico  Alberto Banze foi este sábado, 13 de Maio, confirmado Presidente do Costa do Sol para um período de quanto anos e vai preencher a vacatura deixada em aberto pela morte de Jonas Chitsumba que perdeu a vida a 28 de Novebro de 2022. No seu mandado, Banze propõem-se a apostar na formação dos atletas para que possam ser exportados e contribuir financeiramente para o clube, bem como na requalificação da arena para as modalidades de salão, nomeadamente basquetebol e andebol, para minimizar o impacto financeiro no aluguer de pavilhões.

 

Por Alfredo Júnior e Symon Guebas (Fotos)

 

Numa assembleia que registou fraca participação dos sócios “canarinhos” Alberto Banze foi eleito por aclamação por menos de duas dezenas de associados, sendo que se cumpriu a pauta habitual que é ditada pela Electricidade de Moçambique que detém 51 por cento do peso dos votos que cabe a esta empresa publica que também é o maior patrocinador da colectividade.

 

Ainda neste sábado, Banze foi empossado para o mandato que deverá ser extendido até ao ano de 2027 e definiu dois vectores que vão guiar a sua governação, nomeadamente a formação de atletas para alimentar as suas equipas e exportá-los, bem como a requalificação das infraestruturas. Banze diz estar ciente dos desafios que terá pela, tendo em conta o legado do Clube, e da sua contribuição para o desenvolvimento do desporto e da juventude moçambicana.

 

“Trabalharemos na formação de atletas que irão constituir a base das equipas tendo em vista  a valorização dos mesmos e venda dos respectivos direitos desportivos gerando deste modo receita para a melhoria das finanças do Clube”, disse Banze no seu discurso de tomada de posse.

 

REQUALIFICAR ARENA PARA REDUZIR CUSTOS

 

A Direcção de Banze vai a apostar na requalificação e reabilitação do património desportivo do Clube, designadamente, os campos de futebol e a Arena das modalidades.

 

“Esta medida irá potenciar a prática das modalidades de salão a nível do Clube, com um contributo significativo no desenvolvimento das modalidades e alcance dos melhores resultados desportivos. Será igualmente importante

na redução dos custos de aluguer dos pavilhões de outras entidades bem como na geração da receita, através da rentabilização da Arena”, disse Alberto Banze.

 

GANHAR TÍTULOS EM TODAS MODALIDADES

 

Ganhar títulos em todas modalidades em que o clube está envolvido, nomeadamente futebol, basquetebol e andebol é a grande aposta da nova Direcção “canarinha” que compromete-se a trabalhar arduamente para o efeito, sendo que Alberto Banze promete ser exigente para com os treinadores, jogadores e dirigentes do clube estabelecendo indicadores a serem cumpridos por todos.

 

“Para que isso aconteça, vamos exigir a todos niveis: Cumprimento dos indicadores de desempenho que vão ser definidos para os Treinadores, Jogadores, dirigentes desportivos e Direção executiva; Disciplina Financeira acompanhado com princípios de racionalização dos poucos fundos disponiveis; Cultura de Prestação de contas a todos níveis; Transparência e Integridade de todos actores no processo de gestão; Valores éticos e morais; Bom senso e outros valores que vão contribuir para o bom desempenho do clube”, explicou o novo timoneiro dos “canarinhos”.

 

Fundado a 15 de Outubro de 1955,  o Costa do Sol tem nos seus registros cerca de 7 mil sócios inscritos, mas apenas 35 pagam quotas e em 2022 a contribuição de sócios foi de apenas 25 mil Meticais, daí que na Assembleia Geral se propôs a revisão das quotas e Alberto Banze disse que o seu elenco vai procurar uma reaproximação com a massa associativa.

 

“O crescimento e o desempenho do Clube dependerão da contribuição de todo,

nós incluindo os sócios e simpatizantes onde alguns que por várias razões não

se encontram nesta sala. Assim, apelo para que todos nós nos unamos e trabalhemos em conjunto em prol do bem do clube, mesmo na diferença de pensamentos e ideias sejamos todos unidos”, disse Banze.

 

COMPOSIÇÃO DOS ÓRGÃOS  SOCIAIS

 

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

 

Presidente da MAG – Marcelino Gildo Alberto;

 

Presidente MAG – Amade Abdulahe;

 

Secretário (Lugar vago) – Elsa Prata da Silva

 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
COMPOSIÇÃO DO DIRECÇÃO

 

Presidente da Direcção (Lugar vago) –    Alberto Banze;

 

Presidente Desportivo – Jeremias da Costa;

 

Presidente Adm. e Finanças – Xavier Chipanga;

 

Presidente Planeamento e Desenvolvimento de Negócios (Troca de funções com outro órgão) – Luís Amado;

 

Secretário Geral – João Paulo Nhabanga

 

Director do Futebol – Rui Évora

 

Director das Modalidades – Rui Chelene

 

Vogal sistemas Informáticos – José Bento

 

Vogal Sócios e Simpatizantes (Lugar vago) – Victor Miguel

 

CONSELHO FISCAL

 

Presidente  –    Fernando Balane

 

Vice-Presidente (Troca de funções com outro órgão) – Namoto Chipande;

 

Secretário – Manuel Anselmo;

 

Vogal Suplente – Mário Jonas;

 

Vogal Suplente – António Nhassengo

 

CONSELHO JURISDICIONAL

 

Presidente (Lugar vago) Caetano de Sousa

 

Secretário (Lugar vago) Luis Paiva Chiphura;

 

Vogal Suplente – Manuela Checo

 

Vogal Suplente – Samuel Guambe;

 

CONSELHO GERAL

 

Manuel Cuambe

 

Augusto Sousa Fernando

 

José Neves

 

Amosse Paulo Chicualacuala

 

Bruno Morgado

 

COMUNICAÇÃO COM A MASSA ASSOCIATIVA

 

 

Moises da Conceição

 

Aurélio Mazias

 

Ussene Caló

 

(LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .