desporto mocambicano

Afrobasket feminino será em Julho, mas antes Moçambique tem qualificação em Fevereiro no Zimbabwe

  • 194

A FIBA-África já definiu as datas de realização do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol Sénior Feminino, também designado por Afrobasket 2023, que este ano terá lugar  entre os dias 26 de Julho e 6 de Agosto, na cidade de Kigali, no Ruanda, confirmando a decisão que foi tomada aquando da reunião do Conselho de Direcção do órgão reitor da bola-ao-cesto africana, decorrida em Maputo.

 

Por Redacção LanceMZ

 

No seu comunicado, a FIBA-África confirma a atribuição da fase de qualificação da prova ao nível da Zona VI, ao Zimbabwe, que, entretanto, terá que satisfazer algumas das condições exigidas para que de 20 a 28 de Fevereiro a prova tenha lugar em Bulawayo. Dentre as condições exigidas, a documentação tornada pública pelo Secretário Geral do organismo, Alphonse Bilé, constam as relativas a hospedagem, sendo que o organismo refere que as equipas não devem ser acomodadas em centros académicos, sendo que o regulamento obrigado que sejam em hotéis de 3 a 4 estrelas.

 

Moçambique terá que assegurar o apuramento para o Afrobasket nesta prova que decorrerá em Bulawayo, numa etapa de apuramento que contará com a participação de Angola que também falhou uma das quatro primeiras posições no Afrobasket 2021, decorrida em Yaoundé, nos Camarões, em que as pupilas de Nasir Salé terminaram em quinto lugar.

 

A Zona VI apura dois representantes para o Campeonato Africano sendo que já estão apuradas as selecções da Nigéria (campeã), Mali (vice-campeã), Camarões (terceiro classificado) e Senegal (quarto colocado), sendo que o Afrobasket 2023 terá a participação de 12 selecções.

 

O Afrobasket 2023 vai apurar as quatro selecções que tomarão parte no Torneio Pré-Olímpico Africano de qualificação a decorrer de 12 a 20 de Agosto num país ainda por indicar e que vai ditar a selecção africana que irá aos Jogos Olímpicos Paris 2024.

 

Na sua calendarização de competições, a FIBA-África definiu também o período de realização da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores femininos que se realiza em Dezembro, em local ainda por indicar.

 

AFROCAN SERÁ EM JULHO

 

Por outro lado, a FIBA-África já definiu a data da disputa do AFROCAN, prova masculina destinada aos jogadores que actuam localmente, cuja fase final terá lugar no mês de Julho, num país por indicar. Angola, Egipto e Mali são as três candidatas para acolher a fase final da prova, sendo que a decisão deverá ser tomada em Fevereiro, após os três países melhorarem as suas propostas de candidatura para acolher a prova.

 

Moçambique vai tomar parte de 20 a 28 de Fevereiro na fase qualificação da prova que ao nível da Zona VI terá lugar em Bulawayo, no Zimbabwe, em simultâneo com a etapa de qualificação para o Afrobasket 2023 em femininos.

 

Para o AFROCAN a FIBA-África deu a conhecer que estão já qualificadas as selecções da República Democrática do Congo (Campeão), Quénia (vice-campeão), Angola (terceiro classificado) e Marrocos (quarto lugar) em virtude de terem chegado às meias-finais da edição 2019.

 

Ainda para os seniores masculinos a FIBA-África confirmou a realização da Liga Africana de Basquetebol (BAL) entre os meses de Março, Abril e Maio deste ano, sendo que as 12 equipas – incluindo o Ferroviário da Beira – de igual número de países, vão efectuar um total de 38 jogos em Dakar, Senegal; Cairo, Egito e Kigali, Ruanda, durante três meses em 2023. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .