desporto mocambicano

África do Sul joga a cabra cega e arbitragem será do Egipto, Ruanda e Botswana

  • 931

A selecção sénior masculina da África do Sul é esperada esta sexta-feira, 23 de Fevereiro, para tomar parte no duplo confronto com o Moçambique, relativo ao apuramento ao Grupo A de qualificação ao AfroBasket 2025, depois de não ter desembarcado na capital moçambicana na quinta-feira, conforme estava previsto. Nesta sexta-feira, também são esperados o Comissário indicado pela FIBA-África, bem como os árbitros escalados para dirimir este encontro.

 

Por Alfredo Júnior

 

Com efeito, depois de ter sido a única a inscrever-se para participar nestes jogos a para Moçambique, tendo por isso solicitado o retardamento da disputa da prova por uma semana, o que foi anuído por Moçambique e pela Zona VI da FIBA-África.

 

Para esta fase os sul-africanos esconderam-se ao máximo, não facultando informação sobre a sua viagem, muito menos a composição da delegação que virá a Maputo. Foi um jogo a cabra cega, ou seja, a turma sul-africana escondeu-se ao máximo para não permitir um “scounting” ao seu plantel.

 

Referir que esta eliminatória marca o regresso dos sul-africanos as provas de qualificação africana, facto que acontece incentivado pela prestação da turma do Cape Town Tigers que tem registado presenças regulares na Basketball África League que este ano vai ter uma das etapas a realizar-se em Pretória.

 

ARBITRAGEM DO EGIPTO, RUANDA E BOTSWANA

 

Entretanto, a FIBA-África já nomeou os oficiais que vão dirigir os jogos da pré-qualificação ao AfroBasket 2025, a começar pelo Paulo Madeira, Presidente da Zona VI, que vai dirigir a equipa que contará como comissário o ruandês Hamad Baligira.

 

Em relação ao quarteto de arbitragem foram nomeados os egípcios Amr Zahed e Selim M. Elsmenshewy, bem como o ruandês N’Shuti Didier Shema e a do Botswana vem a árbitra Dorothy Okatch.

 

Refere-se que tal como a equipa da África do Sul, a chegada destes oficiais à Maputo está prevista para a tarde desta sexta-feira, horas antes da realização do primeiro jogo da pré-qualificação ao Grupo A de Qualificação ao AfroBasket 2025. (LANCEMZ)     

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .