Depois dos clubes terem boicotado a realização do sorteio da Liga Jogabets em protestos ao aumento das taxas de filiação e inscrição de jogadores na Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM), as duas partes chegaram a um meio-termo que vai permitir o arranque das competições na capital do país. Em reunião bastante acalorado realizada esta segunda-feira, 17 de Fevereiro, os 14 clubes que têm equipas seniores e a AFCM chegaram ao entendimento de que as taxas de filiação e inscrição serão agravadas em apenas 30 por cento, o que vai aliviar as contas das colectividades que movimentam o futebol na capital do país.
Por Redacção LanceMZ
Em causa estavam os valores contidos no plano de actividades e orçamento da AFCM para o corrente ano que previa que os clubes deveriam pagar aproximadamente 50 mil Meticais da taxa de filiação, dos quais 15 mil Meticais relativos à equipa sénior, 10 mil para a equipa B, sendo que o restante valor deveria ser pago para as equipas dos escalões de formação, isto para as equipas que militam no Moçambola.
Para as formações que vão competir na equivalente Segunda Divisão, as taxas foram agravadas dos cerca de 3500 Meticais para cerca de 35 mil Meticais, tendo a AFCM justificado este subida com o facto de as taxas de filiação e inscrição estarem desactualizadas, visto que não sofrem qualquer alteração desde 2005.
Após o protesto apresentado pelos clubes na última sexta-feira, 14 de Fevereiro, a AFCM voltou a reunir-se com as 14 colectividades que têm equipas seniores, tendo chegado a acordo para suspender as taxas aprovadas na Assembleia Geral da AFCM, realizada em Dezembro último.
Na reunião dirigida por Benjamim Nandja, 1° Vice-Presidente da AFCM para Administração e Finanças, ficou acordado por unanimidade o uso da taxa de filiação referente à época passada acrescida na ordem dos 30 por cento, bem como foi acordado por unanimidade o pagamento da filiação pelo clube e não pelos escalões ou modalidade.
Por outro lado, o custo do material mantém-se no agravamento que consta no comunicado número 1, ou seja, os cartões passarão a ter o preço de 100 Meticais contra os anteriores 20 Meticais. No entanto foi recomendado à Associação de Futebol da Cidade de Maputo para ver com a Federação Moçambicana de Futebol a possibilidade de aflorar a questão da redução dos custos das fichas de inscrição, tendo em conta que parte da inscrição é feita por via electrónica.
Em relação aos campos, ficou acordado para que equipas seniores passem a usar para os seus jogos campos relvados, sintéticos ou naturais, sendo que os pelados serão apenas para as camadas de formação.
Em relação aos critérios de participação no campeonato da cidade e ou nos distritais, ficou acordado que a solução apresentada pelos clubes será encaminhada ao Conselho Técnico da AFCM para melhor avaliação.
E com este entendimento fica viabilizado o arranque das competições ao nível da capital do país, sendo que a primeira prova será a Liga Jogabets, prova equivalente ao Torneio de Abertura. (LANCEMZ)











