Abraão Muianga é o novo Presidente do Clube Desportos da Maxaquene na sequênci "/>  

Abraão Muianga é o novo Presidente do Clube Desportos da Maxaquene na sequênci "/>

desporto mocambicano

Abraão Muianga eleito presidente do Maxaquene numa Assembleia Geral que quase foi inviabilizada

  • 2595

 

Abraão Muianga é o novo Presidente do Clube Desportos da Maxaquene na sequência da sua eleição ocorrida na manhã deste sábado, no pavilhão dos “tricolores”. Muianga vai suceder a Arlindo Mapande que em Setembro de 2019 deixou a presidência do clube após não encontrar soluções para a crise financeira que agravou-se sobretudo depois de as empresas integradoras Linhas Aéreas de Moçambique e

Aeroportos de Moçambique terem cortado o seu financiamento na sequência do facto de Nuro Americano, candidato indicado por estas, não ter sido eleito em Julho de 2018.

 

A primeira parte da Assembleia Geral do Clube Desportos da Maxaquene foi marcada por um debate aceso, motivado por uma carta submetida à última hora, ou seja,a a 9 de Agosto, por um grupo de mais de 30 sócios que pretendia impedir a realização do acto eleitoral, alegadamente porque a lista encabeçada por Abraão Muianga é constituída por pessoas não idôneas.

 

O facto gerou um ambiente de crispação entre a família Maxaca que quase chegava a vias de facto para resolver o desentendimento o que não chegou a acontecer devido a pronta intervenção da Presidente da Mesa da Assembleia Geral Leonor Joaquim que conseguiu impor ordem no pavilhão “tricolor”.

 

Para resolver-se o impasse foi-se a votação da agenda que tinha único ponto: a eleição dos novos corpos gerentes, tendo 19 sócios votado contra, 41 votaram a favor e o antigo presidente “tricolor” Arlindo Mapande absteve-se, resultado este que viabilizou a realização do acto eleitoral que vinha sendo adiado há quatro anos.

 

Com um boletim de voto que apenas tinha um único candidato e com um quadrado apenas para colocar uma cruz em sinal que votava a favor desta lista, foram registados 61 votos válidos, ou seja, favoráveis a eleição de Abraão Muianga e 23 votos considerados nulos, sendo impossível decifrar se significavam estar contra esta eleição que contou com a participação de 84 sócios “tricolores”, um dos quais votou por procuração.

 

IRMÃOS DE DEUS EM PESO NO NOVO ELENCO

 

Da lista pra eleita, o destaque vai para a presença dos irmãos De Deus, que brilharam no basquetebol do Maxaquene. Delfim de Deus Júnior  (que transita da Comissão de Gestão) vai ser vice-presidente para as modalidades, Alberto de Deus está na área jurídica e Khaimane de Deus será vice-presidente da área de património.

 

Na lista, destacam-se ainda dirigentes dos bons tempos do Maxaquene, como é o caso de António Costa que vai presidir a Mesa da Assembleia Geral e Leovigildo Ezequiel (Ferreira) que está no Conselho Fiscal.

 

Aas empresas LAM e ADM tem o seu lugar reservado no novo elenco, na área do património, no Conselho Fiscal e na Mesa da Assembleia Geral, mas foram as grande ausentes na reunião magna decorrida este sábado.

 

A tomada de posse do novo elenco está agendada para esta segunda-feira, 15 de Agosto, pelas 17:30 Horas na sede do clube, tendo em conta que o tempo urge para o Maxaquene, tendo em conta que o clube tem vários problemas que precisam de uma Direcção para resolvê-los.

 

Refira-se que o grupo de sócios contestatários do elenco eleito prometerem impugnar a eleição junto de órgãos competentes, não se sabendo se os argumentos serão os mesmo apresentados na carta pra citada.

 

 

NOVO ELENCO DIRECTIVO DO MAXAQUENE

 

A. DIRECÇÃO:

Presidente: Abraão Muianga

 

Vice-Presidentes:

2. ÁREA JURÍDICA: Alberto de Deus, Efraime Naftal Tembe , Viegas Cossa.

 

3. PATRIMÓNIO: Khaimane de Deus, Ismael Ofiço, LAM.

 

4. FUTEBOL: Fernando Simbine, Mussa Murrombe, Dilson Tomé.

 

5. MODALIDADES DE SALÃO: Delfim de Deus , Emília Zaqueu, Bento Timane.

 

5. FINANÇAS: Cândido Hunguana, Antonio Maundze, Aeroportos

 

6. MARKETING: Celso Manave , Valter Manhiça, Dádivo José.

 

B1. CONSELHO FISCAL:

Leovigildo Ezequiel, Miguel Luís, Inocélio Ussivane, LAM ou Aeroportos e como

B2. Suplentes: Hilário Maputo, Job César Chirindza, Cândido Manjane, Salomão Tembe e e José Langa.

 

C. COMISSÃO DE SÓCIOS:

Dinis Peniche, Nelson Vilanculo, Nelson Zavala, Conceição Simango, Sidónio Nhancale, Artur Jeque e Samson Monjane.

 

D. ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Antonio Costa

Vice-Presidente: Mário Sidónio

Secretário: LAM/Aeroportos

 

(LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .