A selecção nacional de futebol, Mambas, derrotou a sua congénere da Guiné Bissau por duas bolas a uma e carimbou a sua presença na fase final do Campeonato Africano das Nações CAN-2025 que vai ter no Marrocos. Os Mambas terminaram na segunda posição do Grupo I de Qualificação com 11 pontos, menos três que o Mali.
Por Alfredo Júnior em Bissau
Os Mambas vingaram-se da eliminação protagonizada pela Guiné Bissau em 2019 quando os Djurtos empataram a duas bolas no jogo realizado em Bissau, aos 92 minutos, numa altura em que a vitória de Moçambique colocava as duas selecções na fase final da prova.
Para o jogo decisivo Chiquinho Conde promoveu três alterações no seu 11 quando comparado com o que alinhou com o Mali, fazendo descansar Nené, Dominguez e Clésio colocando para os seus lugares os jogadores Pepo, Alfonso Amade e Gildo.
Moçambique entrou melhor e aos 9 minutos na sequência de um pontapé de canto, Bruno Langa tira um portentoso remate, uma verdadeira bomba que foi parar no fundo das redes de Mama Samba. Era o tento que Moçambique precisava para abordar o jogo de forma mais tranquila.
O tempo foi correndo e Ernan Siluane aproveitou a situação para retardar a reposição da bola “queimando tempo” o que lhe valeu uma cartolina amarelo que era desnecessária visto que ainda faltavam muitos minutos por jogar.
É pouco depois aos 43 minutos e no seguimento de um pontapé de canto, a bola vai até Beto que rematou de cabeça para o fundo das redes se Ernan Siluane, restabelecendo as igualdade e reanimando os adeptos no Estádio 24 de Setembro, ao intervalo.
Na segunda parte Moçambique voltou a entrar a querer fazer passar o tempo e Geny Catamo vê uma cartolina amarela. Já sequência, o extremo do Sporting cobra um canto para a cabeça de Stanley Ratifo que restabeleceu a liderança dos Mambas no marcador. Estavam jogados 52 minutos.
Chiquinho Conde ajustou a sua equipa colocando jogadores defensivos, por exemplo com a entrada de Chamboco para o lugar de Ratifo, no intuito de conservar a vantagem, mas sem descurar alo ataque colocando Clésio no lugar de Gildo Vilankulos.
O tempo foi passando e os Mambas souberam conservar a vantagem que garantia a sexta presença de Moçambique num Campeonato Africano das Nações, que desta feita vai ter lugar no Marrocos em Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026.
GUINÉ BISSAU 🇬🇼: Mama Samba; Rofino, Jorge, Cande, Silva Encada, Gomes, Figueredo da Silva, Dabo, Cardoso Mane, Bercique e Samba Balde;
TREINADOR: Luís Boa Morte
MOÇAMBIQUE 🇲🇿: Ernan, Infren Matola, Mexer, Reinildo e Bruno Langa; Guima, Alfonso, Pepo Santos (Nené 45’), Geny Catamo e Gildo; Ratifo