O Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo confirmaram a presença na final da Liga Moçambicana de Basquetebol - Liga Sasol 2023 ao derrotarem por 2-0 respectivamente a A Politécnica e Lazio de Maputo, dispensado por isso o terceiro jogo do “play-off” das meias-finais da prova que está a ter lugar no pavilhão do Maxaquene. A final terá início este domingo, 12 de Novembro, na catedral do basquetebol nacional.
Por Alfredo Júnior e Symon Guebas (Fotos)
Depois de terem vencido o primeiro jogo, as “canarinhas” viram a turma da A Politécnica entrar melhor e ganhar o primeiro período por 13-16, vantagem essa que continuou no segundo quarto que teve o parcial de 13-12, fazendo com que ao intervalo o resultado fosse de 26-28, a favor das politécnicas.
Perante esta vantagem mínima da equipa adversária, o treinador Leonel Manhique instruiu a sua equipa para apertar na defesa e como resultado disso a equipa da A Politécnica marcou apenas 6 pontos, contra 19 das “canarinhas” que passaram para frente da marcha do marcador que apresentava o resultado de 45-34.
No último quarto o Costa do Sol cimentou a sua vantagem marcando mais 21 pontos e sofrendo apenas 11, fazendo com que o resultado se fixa-se em 66-45 e o resultado final do “play-off” em 2-0.
Neste segundo jogo os destaques do lado do Costa do Sol vão para Ingvild Mucauro que marcou 17 pontos e ganhou 6 ressaltos, enquanto que a angolana Cristina Matiquite contribuiu com 11 pontos e capturou 7 ressaltos. Do lado da A Politécnica registar a actuação de Lasselissa Vilanculos que marcou 14 pontos e ganhou 4 ressaltos, porém insuficientes para evitar a derrota da sua equipa.
“LOCOMOTIVAS” TRUCIDAM LAZIO
O jogo entre o Ferroviário de Maputo e a Lazio também da capital do país igualmente foi desequilibrado, com as “locomotivas” a não terem dó nem piedade das adversárias, pois no primeiro quarto já venciam por 24-9, tendo a vantagem reduzido para 12 pontos ao intervalo, com o marcador a assinalar 40-28.
No terceiro quarto, o turma de Nasir Salé voltou a pisar no acelerador “trucidando” a equipa de Cleto Chissico com o parcial de 29-8, tendo apenas reduzido a intensidade do seu jogo nos últimos dez minutos em que marcou apenas 12 pontos contra 7 da Lazio, levando a que a partida terminasse com o resultado de 81-34, ou seja, 47 pontos que espelham as diferenças entre as duas equipas.
Odélia Mafanela voltou a registar um duplo-duplo, ao marcar 17 pontos e ganhar 13 ressaltos, bem secundada por Ornila Mulhui que contribuiu com 16 pontos e 5 ressaltos e por Stefania Chiziane que a registou 13 pontos e 4 roubos de bola. (LANCEMZ)