desporto mocambicano

A figura do ano 2024 é Chiquinho o Conde dos CAN’s

  • 329

Tal como tem sido hábito, o LanceMZ elegeu a sua figura do ano desportivo, neste caso de 2024 que chega ao fim. E essa escolha recaiu no seleccionador nacional de futebol, Francisco Queirol Conde Júnior, ou simplesmente, Chiquinho Conde, que voltou a ser uma figura que esteve em destaque dentro e fora de campo ao longo de grande parte dos 12 meses que tiveram vários momentos desportivos no país.

 

Por Redacção LanceMZ

 

A eleição de Chiquinho Conde teve em conta não só a sua prestação no comando dos Mambas, colocando a equipa na rota de bons resultados que deixaram os amantes do futebol moçambicano orgulhosos da sua prestação ao longo do presente ano.

 

Logo no início do ano, Chiquinho Conde conduziu a selecção nacional a uma boa prestação no CAN-2023 que decorreu na Costa do Marfim, de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2024, registando um saldo de dois empates e uma derrota.

 

Naquele que foi o regresso dos Mambas na principal competição continental, Moçambique registou dois empates a duas bolas diante de dois colossos africanos, nomeadamente o Egipto e o Gana, tendo ainda uma derrota frente a Cabo Verde.

 

CONDE COLOCA UM PAÍS A SONHAR COM MUNDIAL

 

Logo após Chiquinho Conduzir os Mambas na Costa do Marfim naquela que foi a melhor prestação em cinco presenças em CAN’s, o Seleccionador Nacional colocou mais de 30 milhões de moçambicanos a sonharem com uma presença num Campeonato do Mundo.

 

Conde e seus pupilos demonstraram este ano ser possível chegar ao Mundial de 2026 que terá lugar nos Estados Unidos da América, Canadá e México, pois colocaram os Mambas na primeira posição do Grupo J de qualificação ao Campeonato do Mundo, em igualdade pontual com a Argélia, com 9 pontos.

 

Depois de em Novembro de 2023 ter ganho fora o Botswana por 3-2 e perdido com a Argélia em cada por 2-0, os Mambas ganharam a Somália por 2-0 no Estádio Nacional do Zimpeto e venceram a Guiné Conacri por 1-0 em partida realizada em Casablanca, no Marrocos, resultados estes que abrem boas perspectivas para a fase de qualificação que retoma em Março de 2025 com o encontro frente a Uganda.

 

RENOVAÇÃO ATRIBULADA CATAPULTADA POR APOIO POPULAR

 

Em Junho de 2024 Chiquinho Conde viu o seu contrato iniciado em Outubro de 2021 chegar ao fim e apesar da boa prestação na condução dos Mambas, a Federação Moçambicana de Futebol demonstrou estar pouco disposta em renovar o vínculo com o timoneiro que havia conduzido os Mambas a resultados positivos que cativaram a admiração dos adeptos do futebol.

 

Numa novela que teve capítulos atribulados, depois de um mês de Junho em que as duas partes fizeram explodir o “barril de pólvora” que minava as relações de trabalho, Chiquinho Conde demonstrou ser um fenómeno de popularidade e mediatismo que vai além do futebol, pois todo Moçambique colocou-se do lado do treinador forçando a FMF a mudar de planos e aceitar a ideia de renovar com o treinador até Janeiro de 2026.

 

QUALIFICAÇÃO AO CAN-2025 A CEREJA NO TOPO DO BOLO

 

A renovação do contrato deu mais energias a Chiquinho Conde que terminou a época 2024 em alta, ou seja, com a qualificação ao CAN-2025 a ter lugar no próximo ano no Marrocos, naquela que será a sexta presença de Moçambique na prova continental e segunda vez sob batuta do já apelidado pelo LanceMZ como o “Conde dos CAN’s”, visto que também já esteve nessa competição enquanto jogador, isto no Egipto-1980, África do Sul – 1996 e Burkina Faso – 1998.

 

Os Mambas tiveram uma excelente prestação no Grupo I, tendo arrancado um empate (1-1) com o Mali na primeira jornada, na ronda seguinte derrotado a Guiné Bissau por 2-1, para na terceira empatar a uma bola com o Eswatini. Na segunda volta, Chiquinho Conde conduziu os Mambas para uma goleada por 3-0 frente a Eswatini, na quarta jornada, perdendo por 1-0 em casa frente ao Mali. A cereja no topo do bolo, ou seja, qualificação ao CAN’2025 aconteceu na última jornada, numa partida de ajustes de contas com a Guiné Bissau em que os Mambas venceram por 2-1 em casa da Guiné, desforrando uma eliminação dorida em 2019.

 

Estes e outros factores, que colocaram Moçambique entre as 100 melhores selecções do Ranking da FIFA,  foram os que levaram o LanceMZ a elegerem Chiquinho Conde como a Figura do Ano 2024 do desporto moçambicano, desejando que o timoneiro dos Mambas continuem a comandar a selecção nacional a resultados positivos. (LANCEMZ) 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .