desporto mocambicano

Taça dos Clubes Campeões em Maputo vai custar 300 mil USD

  • 797

Foi está quinta-feira, 23 de Junho, efectuado o lançamento da 26ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Seniores Femininos que terá lugar de 8 a 18 de Dezembro, em Maputo.Será a sexta vez que Maputo vai acolher a fase final desta prova, na qual o país vai procurar chegar ao seu oitavo título africano na categoria, que poderá ser o terceiro caso o Ferroviário de Maputo consiga reter o título que o tornou bicampeão continental, após as conquistas de 2018 e 2019.

 

Ao todo será necessário um investimento de 300 mil dólares americanos (cerca de 19.5 milhões de Meticais) para garantir uma organização de grande nível desta prova que promete ser a festa do basquetebol africano na capital moçambicana.

 

“Estamos a falar de cerca de 300 mil dólares, apesar de o orçamento ainda não estar fechado, pois estamos a analisar que tipo de material teremos que importar, para além do valor que a FIBA cobra para organização da prova ser um bocado elevado”, disse Ilídio Silva.

 

Este evento terá organização tripartida, ou seja vai envolver os clubes que representarão o país na prova, nomeadamente Ferroviário de Maputo, bicampeão africano em título, e Costa do Sol, actual campeão nacional que pretendem juntar esforços para que o título fique no país que vão dividir as despesas de organização do certame.

 

DAR RODAGEM A JOGADORAS DA SELECÇÃO

 

A organização será coordenada pela Federação Moçambicano de Basquetebol e Ilidio Silva, Secretário Geral da FMB e Coordenador da Organização explicou o que levou o país a acolher prova está relacionado com a reputação que Moçambique tem no acolhimento deste tipo de evento continental.

 

“A FMB, decidiu por organizar a prova tendo em conta alguns aspectos, como a boa reputação junto a FIBA-África em termos de organização de provas, oportunidade de poder ter no mínimo duas equipes nacionais a participarem, muitas probabilidades de manter o título no país, oportunidade de conferir competitividade ao mais alto nível a uma parte considerável de atletas selecionáveis para o combinado nacional tendo em vista as competiçõesprevistas para 2023, sendo este momento de renovação da selecção nacional”, disse Ilídio Silva.

 

A realização da prova em Maputo vai obrigar que as infraestruturas sejam requalificadas para atender as exigencias da FIBA-África que apesar de os pavilhões moçambicanos estarem descontinuados decidiu apostar no país, devido a tradição no acolhimento destas provas. Os Pavilhões da Universidade Eduardo Mondlane e do Maxaquene são os locais prováveis que poderão acolher a prova.

 

FERROVIÁRIO DE MAPUTO QUER O TRI

 

Numa época em que está a renovar o seu plantel, o Ferroviário de Maputo tudo fará para lutar pela revalidação do título Africano, tendo Custódio Muchate, do Departamento de Basquetebol dos “locomotivas”, afiançado que “iremos trabalhar todos juntos para que tenhamos uma prova jamais vista, e faremos de tudo para poder ficar com o título”.

 

Rui Chelene, responsável pelo Departamento de Basquetebol no Costa do Sol, referiu na ocasião de lançamento que o seu clube “vai fazer um investimento a condizer com a organização do evento, sendo que o plantel estará devidamente apetrechado para tomar parte neste certame, está a ser feito um trabalho interno para se ir buscar jogadoras mais experientes em outros continentes para representar o país”.


Este evento terá organização tripartida, ou seja, vai envolver os clubes que representarão o país na prova, nomeadamente Ferroviário de Maputo, bicampeão africano e título, e Costa do Sol, actual campeão nacional que pretendem juntar esforços para que o título fique no país.

Refira-se que para além do Ferroviário de Maputo outros quatro clubes já conquistaram a Taça dos Clubes Campeões Africanos em Seniores Femininos, nomeadamente Maxaquene, Acadêmica, Liga Desportiva e Desportivo Maputo por duas vezes.

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .