A FIBA Africa atribuiu a Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) a organização da fase final da Taça de Clubes Campeões Africanos em Seniores Femininos, devendo a mesma decorrer na cidade de Maputo de 09 a 18 de Dezembro, segundo deu a conhecer organismo máximo da bola-ao-cesto nacional em comunicado de imprensa.
Por Redacção LanceMZ
Isto equivale dizer que o Ferroviário de Maputo vai defender o título de bi-campeão africano conquistado em 2019 em casa, abrindo-se a hipótese de participação de mais equipas nacionais na prova, com realce para o Costa do Sol, vice-campeão nacional.
Para a FMB, a realização desta competição em Maputo “constitui parte da implementação do plano estratégico, no que concerne ao pilar relativo ao desenvolvimento e consolidação do estatuto do basquetebol feminino no continente africano”.
Num outro desenvolvimento, a FMB referiu que “espera com realização em solo pátrio desta competição as equipes nacionais participantes se sintam encorajadas a alcançar resultados cimeiros e quiçá a manutenção do título africano de campeões de clubes na posse de uma equipe moçambicana.”
No âmbito do processo organizacional, a FMB indigitou o Senhor Ilídio da Silva, como Coordenador Geral da Comissão de Coordenação Central,(CCG), ao qual compete formar a comissão de coordenação geral conforme os termos de referência específicos definidos pela FMB.
Referir que desde a última prova disputada em 2019 que a FIBA - África não tem realizado a Taça dos Clubes Campeões de África em Seniores Femininos, muito por culpa do impacto da pandemia da
COVID-19 que limitou a capacidade financeira dos países de acolherem este tipo de provas. (LANCEMZ)