A selecção sénior masculina de basquetebol de Moçambique foi convidada pela Federação Angolana de Basquetebol para um torneio triangular a ter lugar em Benguela e que vai envolver as suas congéneres de Angola e de Cabo Verde.
Por Alfredo Júnior
O facto foi revelado pelo Presidente da FAB, Moniz Silva, à Rádio 5 de Angola e o torneio terá lugar entre os dias 17 e 19 de Junho corrente e enquadra-se na preparação da selecção angolana para a 2a Janela de
Apuramento para o Campeonato do Mundo, a decorrer na Ásia.
Para fazer face a este convite, “não obstante estarmos em início de época, aliado a muito pouco tempo de preparação disponível a nossa participação constitui um momento importante para aquilatar o nível de competição de nossos atletas”, a Federação Moçambicana de Basquetebol nomeou Miguel Guambe (do Costa do Sol) para o cargo de Seleccionador Nacional que será coadjuvado por José Macuácuà (da A Politécnica).
A dupla técnica nacional convocou 16 jogadores para a pré-selecção sendo o destaque a integração dos jogadores do Maxaquene Joaquim Chume e Turdevales Nhantumbo que se destacaram na última edição da Liga Moçambicana de Basquetebol como Melhor Triplista e Melhor Ressaltador da competição.
O actual campeão nacional Ferroviário da Beira contribui com seis jogadores, seguido do Maxaquene e Costa do Sol com quatro e o Ferroviário de Maputo tem dois convocados. Eis os jogadores convocados e a respectivas posições:
BASE 1
Baggio Chimondzo - Ferroviário de Maputo
Joaquim Chume - Maxaquene
Ronaldo Geneto - Maxaquene
BASE 2
Ismael Noormamad - Ferroviário da Beira
Ermilindo Novela - Ferroviário da Beira
Francisco Braga - Costa do Sol
EXTREMO
Ayde Munguambe - Ferroviário da Beira
Danilo Cumbe - Costa do Sol
Yuran Biosse - Ferroviário de Maputo
Calucho Nzualo - Maxaquene
EXTREMO - POSTE
Helton Ubisse - Ferroviário da Beira
Elvis Howana - Ferroviário da Beira
Daniel Maveure - Costa do Sol
POSTE
Egídio Zandamela - Costa do Sol
Inélcio Chire - Ferroviário da Beira
Turdevales Nhatumbo - Maxaquene
(LANCEMZ)