Os antigos basquetebolista internacionais moçambicanos Victor Tamele, Fernando Manjate (ambos que brilharam no Maxaquene) e Gerson Novela (ex-jogador do Ferroviario de Maputo) foram homenageados no Município da Matola-Rio, por ocasião da realização do torneio recreativo promovido pela Mozal Players, que teve lugar no sábado, 9 de Março.
Por Alfredo Júnior
Os três atletas que brilharam nos pavilhões moçambicanos e no estrangeiro ao serviço da selecção nacional foram agraciados com valores monetários (15 mil Meticais) pelo contributo que deram ao basquetebol na província de Maputo, particularmente na Matola.
A homenagem antecedeu a entrega de troféus aos vencedores do torneio promovido pela Mozal Players que na categoria dos Mais de 40 anos conquistou o torneiro ao derrotar a equipa dos Colegas por 47-42.
Para Silva Mulhovo, da Mozal Players e ligado à organização do torneio a conquista do torneio realizado na Escola Secundária Nelson Mandela, é o culminar do trabalho que a equipa vem fazendo sobretudo para manter viva a prática e a massificação do basquetebol na província de Maputo.
“O culminar da carreira profissional para nós os jogadores não pode significar o final do basquetebol porque ainda existe a paixão em nós, portanto os torneios recreativos vem para poder dar o alento de poder jogar e de poder partilhar experiências adquirida ao longo dos anos de carreira em que jogamos o basquetebol de forma oficial.
A equipa da Mozal Players organizou e conquistou todas categorias em masculinos, pois também venceu o troféu na categoria dos Mais de 30 anos em levou de vencida a turma do CFM por 44-39.
Para “é um orgulho ter aqui estrelas do nosso basquetebol, figuras que tenho certeza que serão imortais e para sempre recordadas, só lamentamos que tipos de iniciativas como estas não tenham mais divulgação, não tenham mais apoio e são levadas apenas a título recreativo, com a qualidade que é emprestava por essas estrelas que estiveram aqui mesmo em relação ao público, acredito que o basquetebol recreativo e também o federado possam ter colhido aqui alguns frutos, dar os parabéns à organização por nos manter em actividade”.
O evento contou com a presença do presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Paulo Mazivila, que elogiou a realização deste torneio que “mantém viva a prática do basquetebol ao nível da província de Maputo e estes movimentos contarão sempre com o apoio da FMB visto que contribuem para a massificação da modalidade”.
Este foi o primeiro torneio que contou com o apoio do novo Município da Matola-Rio e os organizadores esperam continuar a colaborar com a edilidade para a massificação do basquetebol neste ponto da província de Maputo.
“Estamos a trabalhar com o novo Municipio da Matola Rio, queremos ser um braço de suporte ao Município, especialmente no que diz respeito a promoção do basquetebol na província de Maputo, pelo que vamos continuar a apostar na massificação não só olhando para o recreativo, mas principalmente para os escalões de formação visto que são os que. Ao sustentar o futuro do basquetebol nacional”, disse Silva Mulhovo.
O edil da Matola-Rio, Abdul Gafur Issufo, mostrou disponibilidade em apoiar a prática desportiva e particular o basquetebol naquela região da Província de Maputo.
“O nosso Município vai receber iniciativas desta natureza sempre que for possível, quer dizer que a partir de hoje (sábado, 9 de Março) estaremos juntos vamos receber iniciativas como estas e o Município da Matola-Rio vai receber iniciativas como estas”, disse Abdul Gafur Issufo.
Refira-se que em femininos, a prova foi ganha pela equipa da Lubris que venceu a formação das Amigas de Maputo que ganhou o primeiro jogo por 52-39 e o segundo jogo registar o resultado27-27. (LANCEMZ)