desporto mocambicano

Quem decidirá o título: apito de Alvação ou Alfinar ou os pés dos “hidroeléctricos” ou “touros”?

  • 134

É já este domingo que será conhecido o Campeão Nacional de Futebol, ou seja, o vencedor do Moçambola 2022. Dois contendores batem-se em campos distintos pela conquista do título: a União Desportiva do Songo vai ao Estádio da Machava lutar pela vitória frente ao Ferroviário de Maputo e a Associação Black Bulls recebe no seu complexo desportivo em Tchumene o Costa do Sol. A única certeza para que cada uma das colectividades chegue ao tão almejado título sem depender da outra é que só a vitória interessa.

 

Por Redacção LanceMZ e Sérgio Sitóe (Fotos)

 

A entrada para a derradeira jornada do Moçambola a 22ª e última jornada da prova, as duas equipas estão separadas por um ponto, 47 para a turma do Songo e 46 para os Bulls, isto sem contar com o resultado do jogo que ainda não foi homologado e que está em análise no Conselho de Disciplina da LMF.

 

Na calculadora da União do Songo só a vitória interessa para que some os três pontos necessários para conquistar a prova sem contar com o resultado do jogo da Black Bulls que também deverá vencer e esperar que o actual líder do Moçambola empate ou perca o seu jogo para passar a liderança da prova.

 

Espera-se que tanto no jogo a decorrer no Estádio da Machava assim como a partida agendada para o Complexo Desportivo de Tchumene prevaleça a verdade desportiva e a Comissão Nacional de Árbitros de Futebol já indicou os juízes que vão dirigir estes encontros e os primeiros responsáveis para que no interior das quatros linhas prevaleçam 11 Leis que regem o futebol.

 

Para dirigir o jogo Ferroviário de Maputo - União Desportiva do Songo a CNAF nomeou o árbitro internacional Celso Alvação que será auxiliado por Osvaldo de Jesus e Inocêncio Virgílio, enquanto que o quarto árbitro será Fernando Judite.

 

Já para a partida no Tchumene que envolverá a Black Bulls e o Costa do Sol a arbitragem será dirigida por Artur Alfinar, auxiliado por Olivio Saimone e Albino Muchanga, sendo que o quarto árbitro será Calamido Bulula.

 

UDS EM DECRESCENDO E ABB EM CRESCENDO

 

Nos últimos cinco jogos, a União do Songo registou dois empates, duas vitórias e uma derrota, o que preocupa a equipa técnica liderada por Srdan Zivojinovic que não conseguiu assegurar a vantagem 11 pontos que teve ao longo do Campeonato e agora vê-se de calculadora na mão para saber o seu posicionamento final na prova.

 

Por seu turno, a Associação Black Bulls recebe em casa o Costa do Sol numa altura em que tem feito uma recuperação interessante na perseguição ao líder, tendo nas últimas cinco jornadas registado quatro vitórias e um empate que está em análise no Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol, devido a denúncia da utilização em simultâneo e de forma irregular de seis jogadores estrangeiros.

 

Desde a eliminação da fase de acesso à Liga dos Campeões Africanos e da Taça de Moçambique que a equipa de Inácio Soares tem apontado as setas para a revalidação do título, aproveitando as escorregadelas que a União do Songo tem tido na competição. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .