desporto mocambicano

Paris acolhe “scouting” e sorteio para a BAL 2023 com presença do Ferroviário da Beira

  • 110

A Basketball África League (BAL) promove durante dois dias (15 e 16 de Janeiro) na cidade de Paris, França, um evento de “scouting” para aspirantes a jogadores que podem ser escolhidos para integrar as equipas que tomarão parte na temporada 2023 da BAL, que iniciará no sábado, 11 de Março em Dakar, no Senegal. O evento de reconhecimento de dois dias, que conta com a participação de 30 jogadores da África, Europa, Estados Unidos, ou seja, de todo o mundo, tem lugar no The One Ball Training Center, em Paris.

O evento conta com a presença dos responsáveis do Ferroviário do Beira que uma vez mais vai representar Moçambique na BAL, bem como do Presidente da FIBA-África, o moçambicano Aníbal Manave.

A terceira temporada da BAL contará mais uma vez com os 12 melhores clubes de 12 países africanos jogando um total de 38 jogos em Dakar; Cairo, Egipto e Kigali, Ruanda ao longo de três meses em 2023.

Os 30 jogadores participarão de testes antropométricos e atléticos, desenvolvimento de habilidades posicionais e jogos 5 contra 5 diante de olheiros, treinadores e executivos dos 12  clubes que se classificaram para a temporada 2023 da BAL.

O treinador do All-Star da NBA de 2021 e o ex-técnico do Utah Jazz, Quin Snyder, atuará como diretor do acampamento da “BAL Combine”. Juntando-se à equipe técnica de Snyder estará o campeão da WNBA de 2021 e técnico do Chicago Sky, James Wade, o técnico da Seleção Feminina da França, Jean-Aimé Toupane, o ex-jogador da NBA, Ed Davis, o técnico da Seleção Masculina Sub-18 da França, Lamine Kébé, e o Treinador adjunto da Seleção Nacional Sub-20 da França, Mehdy Mary.

Amadou Gallo Fall, presidente da BAL, Anibal Manave, presidente do conselho da FIBA África, o campeão da NBA de 2011 e embaixador da BAL, Ian Mahinmi, e o campeão da NBA de 2012 Ronny Turiaf (França) também estarão presentes e interagirão com os participantes.

“À medida que continuamos a transformar a BAL em uma liga profissional de basquete de classe mundial, o nosso objetivo é atrair os melhores talentos de toda a África e do mundo”, disse Fall. “O segundo BAL Combine permitirá que as nossas equipes avaliem um grupo mais amplo de jogadores, inclusive de toda a diáspora africana, antes do que promete ser uma temporada BAL super competitiva de 2023.”

Cada uma das 12 equipas da BAL terá até 13 jogadores, dos quais pelo menos oito serão cidadãos do país de origem da respetiva equipa e até quatro poderão ser de outros países, não podendo mais de dois jogadores por equipa serem de fora de África. Um lugar na ficha técnica de cada equipa é reservado para um candidato da NBA Academy África como parte do programa BAL Elevate, que mais uma vez fornecerá uma oportunidade para a próxima geração de candidatos africanos participar de uma liga profissional, mostrando o seu talento num cenário global e ajudar suas respectivas equipas a competir pelo Campeonato BAL de 2023.

 

Durante a temporada 2023 do BAL, os 12 clubes campeões serão divididos em duas conferências. A Sahara Conference jogará uma fase de grupos de 15 jogos na Arena Dakar em Dakar de 11 a 21 de Março, e a Conferência do Nilo jogará uma fase de grupos de 15 jogos no Hassan Mostafa Indoor Sports Complex no Cairo de 26 de Abril a 6 de Maio. As quatro melhores equipas de cada conferência avançarão para os Playoffs e Finais de eliminação simples de oito jogos na BK Arena em Kigali, de 21 a 27 de Maio. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .