desporto mocambicano

Machel diz que estão garantidos árbitros em condições para iniciar o Moçambola 2024

  • 755

O Presidente da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF), Francisco Machel faz uma avaliação positiva dos testes decorridos em todo país que vão permitir a indicação dos juízes que vão dirigir os jogos do Moçambola 2024 a arrancar neste mês de Abril. Apesar das reprovações em massa que ocorrem nestas avaliações, Machel refere a selecção dos árbitros de elite para a prova máxima do futebol nacional está garantida, sendo que nos próximos dias serão divulgados os nomes dos juízes que vão arbitrar a prova aguardada com expectativa pelos amantes do futebol moçambicano.

 

Por Alfredo Júnior

 

A Cidade e província de Maputo foram as últimas a acolherem os testes que arrancaram a 2 de Março na província de Inhambane. Na pista do Parque dos Continuares esteve reunida a nata da arbitragem moçambicana, num acto que contou também com a presença de árbitros de categoria provincial que têm estado a destacar-se no futebol moçambicano e com potencial de ascenderem ao nível acima.

 

VEJA NO NOSSO YOUTUBE “A avaliação é positiva com sinal mais para os árbitros assistentes que tiveram um com desempenho, os árbitros principais tiveram desempenho fraco, mas isto não vai inviabilizar aquele que é o nosso programa de trabalho que passa pela selecção dos árbitros que vão apitar os jogos do Moçambola, sendo que está já garantida a existência de juízes para iniciarmos com o principal campeonato de futebol do pais”, disse Machel.

 

Com a realização dos testes a CNAF vai agora seleccionar os árbitros de elite para o Moçambola, estando prevista a atribuição de quotas por cada Comissão Provincial de Árbitros de Futebol, sendo que está para breve a indicação dos selecionados.

 

“A filosofia que temos de trabalho indica que nem todo árbitro de categoria nacional deve pertencer a elite, por outro lado, o facto de ter passado nos testes também não significa que também pertence ao grupo de elite do Moçambola. Vamos fazer uma nova selecção dentre os aprovados.

 

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

Em relação aos nomes sonantes que reprovaram nos testes realizados por todo país, Francisco Machel refere que terão a oportunidade de realizar novo teste em Julho próximo, sendo que recomenda que se preparem fisicamente. Os árbitros reprovados têm a possibilidade de solicitar um novo teste, porém as despesas da sua realização estarão na responsabilidade de cada Associação.

 

“Temos um regulamento dos testes de aptidão física, dentro do período de seis semanas eles poderão solicitar um novo teste, sendo que neste período eles não poderão ser enquadrados no grupo que precisamos. Estes testes que realizamos foram providenciados pela Federação Moçambicana de Futebol e aquelas associações que tiverem as condições criadas para realizar novos testes terão que solicitá-lo e todas as despesas não estarão a cargo da FMF”, referiu o Presidente da CNAF.

 

Nesta avaliação tomaram parte árbitros de categoria provincial e Machel assegura que a CNAF pretende lançar uma nova fornalha de juízes que nesta altura estão em observação.

 

“Enquadramos nestes testes alguns árbitros jovens de categoria provincial, apenas para irmos observando o seu percurso porque sentimos que é necessário renovar o grupo de árbitros que estão já na categoria nacional”.

 

Refira-se que os testes arrancaram a 2 de Março na província de Inhambane, tendo se seguido a Zona Norte (Nampula, Niassa, Cabo Delgado e Zambézia) no dia 9, sendo que a 16 deste mês decorreram na cidade da Beira os testes referentes à zona centro (Sofala, Manica e Tete).

 

Este foi fim do primeiro de três testes que estão programados pela CNAF, sendo que o segundo terá lugar em finais de Julho com objectivo de controlar as capacidades dos árbitros que apitaram a primeira volta do Moçambola 2024 e o último está agendado para o mês de Setembro que vai permitir a inscrição e candidatura para a categoria de árbitro Internacional FIFA. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .