Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Maputo será palco do programa Jr. NBA, que arranca no próximo sábado, 12 de Abril. A competição contará com a participação de 360 atletas, distribuídos por 30 equipas de 16 escolas da capital do país. A iniciativa, promovida pela Fundação Clarisse Machanguana, em parceria com a NBA, foi lançada na manhã deste sábado, 6 de Abril, numa cerimónia realizada na Escola Portuguesa.
Por Artur Manhique
A competição decorrerá durante seis meses, com a final marcada para o mês de Setembro.
“Serão seis meses, e termina em Setembro, onde haverá uma escola vencedora em masculinos e outra em femininos. A competição será dividida em duas conferências, Leste e Oeste, com eliminatórias no formato bate-sai e, no final, teremos a grande final”, explicou Clarisse Machanguana.
O programa, destinado a jovens das categorias Sub-16, tem como objetivo o desenvolvimento de talentos no basquetebol moçambicano e a formação de cidadãos conscientes, promovendo valores como disciplina, trabalho em equipa e liderança, além de ajudar os atletas a aprimorarem as suas habilidades no basquetebol.
VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE
“Queremos ensinar mais meninos e meninas a jogarem basquetebol, incluindo uma vertente académica, porque queremos que percebam a importância da escola. Introduzimos isso dentro do campo, para que valorizem a ciência do desporto. Estamos muito entusiasmados, somos gratos pelos nossos parceiros e continuamos a pedir o apoio dos pais para que deixem os filhos participarem, controlando a questão da escola, que nós também vamos supervisionando. É um momento de celebração”, destacou a ex-jogadora da WNBA.
PETIZES ENTUSIASMADOS COM PROJECTO
A cerimónia de abertura contou com a realização de um clinic para treinadores e atletas, além de dois jogos de exibição, com a participação de ambas as equipas masculinas e femininas, que marcaram o início oficial do torneio. Durante o evento, os participantes partilharam o seu entusiasmo:
“Este evento vai nos ajudar a aprender mais sobre o basquetebol, melhorar as nossas habilidades e também abrir o nosso pensamento em geral, pois tudo na vida precisa de educação, esforço, determinação e disciplina”, disse Kelly Simango, da Trichardt School.
“Eu acho que este evento é muito interessante para muitos jogadores, pois ganhamos muita inspiração e experiência”, afirmou Luquénia Plácido, também da Trichardt School.
“Acho que este ano vai ser muito positivo, teremos mais jogos do que no ano passado, com a adição de novas equipas”, partilhou Boaventura Jr., da Escola Secundária Josina Machel.
“Estou muito feliz por fazer parte deste evento, pois é uma oportunidade que a Senhora Clarisse Machanguana nos deu para mostrar o nosso talento”, completou Yony Rafael, atleta da Escola Secundária Josina Machel.
EMBAIXADOR DOS EUA ENCORAJA INICIATIVA
Por sua vez, o Embaixador dos Estados Unidos da América em Moçambique, Peter Vrooman, destacou a importância do desporto para a juventude, reconhecendo também o papel da Fundação Clarisse Machanguana no apoio à juventude moçambicana através do desporto e da disciplina.
“O desporto é muito importante para a juventude em qualquer país do mundo. O programa Jr. NBA, com a Fundação Clarisse Machanguana, os patrocinadores da ExxonMobil, a nossa embaixada e a Escola Portuguesa, tem um papel crucial para o futuro da juventude, oferecendo-lhes esperança. O desporto traz não só esperança, mas também treino e disciplina”, afirmou o Embaixador.
Recorde-se que na 1ª edição do programa Jr. NBA, a Escola Secundária Josina Machel sagrou-se campeã na categoria masculina, enquanto a Escola Secundária Francisco Manyanga conquistou o título na categoria feminina. (LANCEMZ)