A Associação Black Bulls somou a sexta vitória consecutiva no Moçambola 2024 ao receber e derrotar o Brera Tchumene por uma bola sem concorrência, no jogo que abriu a 6ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol. Desengane-se quem pensou que a proximidade entre as duas equipas significaria facilidades para os “touros”, pois a jovem equipa orientada por Hassane Júnior dificultou ao máximo o seu oponente e esteve próximo de no mínimo sair com o empate nesta partida.
Por Alfredo Júnior e Sérgio Sitóe (Fotos)
A Black Bulls recebeu no seu campo principal a recém promovida formação do Brera Tchumene uma equipa cujas origens estão intrinsicamente ligadas aos “touros” que forneceu grande parte dos jogadores e equipa técnica que compõem a equipa que representa a equipa da província de Maputo, incluindo as instalações onde a formação que vestiu-se de branco realiza os seus treinos.
Apesar dessa ligação umbilical a partida não foi fácil para os líderes do Moçambola que tiveram que suar as estopinhas para justificarem a sua supremacia na contenda, de tal sorte que uma das primeiras ocasiões de golo pertenceu ao Brera Tchumene que levou uma bola ao ferro da baliza de Ernane Siluane. Pontaria afinada para Anacleto que poderia ter inaugurado o activo, ainda que Ernan estivesse no encalço do lance.
Só aos 40 minutos é que a Black Bulls chegou ao golo inaugural, quando Fidel faz um lançamento longo em jeito de cruzamento para a área, com Kadre a fazer assistência para Hammed apareceu em posição privilegiada para finalizar de cabeça e bater o guarda-redes Horácio Tivane que pouco poderia fazer para evitar a vantagem para a equipa da casa.
E pouco depois do quinto golo de Hammed no Moçambola 2024 o árbitro com Hermínio Boca mandou as duas equipas recolherem aos balneários.
O público que preenchia a bancada central do recinto, presenciou uma segunda parte bem disputada com o Brera a levar perigo para a área de baliza dos “touros” que respondiam como jogadas bem elaboradas, como uma boa combinação de Danilo Hammed e Stephen que culminou com um remate fraco e ao lado tirado por Kadre.
Depois de muitas picardias entre os jogadores e equipas técnicas de ambas equipas, a partida terminou com o desportivismo a prevalecer e a Black Bulls a somar a sua sexta vitória consecutiva na prova que lidera isolada.
FICHA TÉCNICA
CAMPO NÚMERO 1 DA BLACK BULLS
Árbitro: Hermínio Boca; 1°Assistente: Teófilo Mungoi; 2° Assistente: Roda Mondlane; 4° Árbitro: Dique Muxanga; Assessor de Árbitro: Salomão Filipe; Delegado da LMF: Pedro Raul
BLACK BULLS: Ernane, Danilo (Orlando 81’), Chamboco, Nené, Guebuza (Martinho 76’), Fidel, Hammed (Weslei 76’), Stephen, Rume, Kadre, Victor (Melque 45’) e Chamito (Ayuba 45’)
Suplentes: Teixeira, Orlando, Kelvio, Armando, Fernando.
Treinador: Hélder Duarte
BRERA TCHUMENE FC: Horácio, Celton, Pedó, Babacar, René (Atílio 75’), Filoca (Robert 75’), Júlio, Mambero, Ussene,Anacleto (Diogo 75’) e Dénio
SUPLENTES: Carlos, Diogo, Atílio, Valdemiro, Thobias, Babacar Thiago, Abdou, Adinan e Robert
Treinador: Hassane Júnior