A selecção nacional de boxe deixou a capital moçambicana com destino a Dakar, "/>  

A selecção nacional de boxe deixou a capital moçambicana com destino a Dakar, "/>

desporto mocambicano

Pugilistas moçambicanos em Dakar à busca do sonho olímpico

  • 268

 

A selecção nacional de boxe deixou a capital moçambicana com destino a Dakar, no Senegal, onde vai participar na derradeira etapa africana de qualificação aos Jogos Olímpicos Paris 2024. A qualificação terá lugar entre os dias 6 e 15 de Setembro corrente.

 

Por Redacção LanceMZ

 

A selecção nacional é composta por 10 pugilistas, nomeadamente Alcinda Dos Santos (Alcinda Panguana), Rady Gramane, Helena Bagão, Benilde Macaringue, Tiago Muchanga, Albino Júlio Gabriel, Yassin Nordino Issufo, Bernardo Marime, Isabel Mulungo e Armando Sigaúque que vão lutar para garantir lugar no maior evento multidesportivo agendado para Paris.

 

O Seleccionador Nacional, Lucas Sinoia, refere que depois do estágio de cerca de 15 dias observado nos Pequenos Libombos, na província de Maputo, o combinado nacional está preparado para esta importante etapa de qualificação.

 

“Nós estamos preparados na medida do possível, fizemos o nosso máximo na preparação que tivemos, os atletas devem estar a 99% da sua preparação, tendo em conta que antes desta prova participamos no Campeonato Africano e agora vamos para a qualificação olímpica, creio que os atletas estão em boa forma”, disse Lucas Sinoia.

 

Lucas Sinoia, referiu que não será tarefa fácil a qualificação, tendo em conta o número reduzido de pugilistas que devem apurar-se pelo continente africano, sendo apenas sete em Masculinos que apura um em cada categoria.

 

“Não vamos enfrentar adversários desconhecidos, mas há que ressalvar que cada país está a recolher os seus pugilistas que estavam na diáspora que não participavam nas competições africanos, nas em todo casos isso não nos intimida, vamos fazer o nosso máximo para conseguir alcançar o nosso objectivo”, disse Sinoia.

 

O Presidente da Federação Moçambicana de Boxe, Gabriel Júnior, está com expectativas altas no que tange a qualificação dos pugilistas moçambicanos para os Jogos Olímpicos Paris 2024, ainda que as quotas para o continente africano terem reduzido, sendo que apenas no escalão feminino é que se qualificam duas pugilistas por categoria.

 

“A expectativa é grande, vamos à busca de um dos maiores sonhos para qualquer país ou atletas que é marcar presença nos Jogos Olímpicos, este é um grande sonho e a acontecer seremos a premeria modalidade a conseguir para o país a qualificação para a olimpíada Paris 2024. Sabemos que foram diminuídas as quotas para a África no escalão masculino que apura um atleta. Em femininos vão duas atletas, tirando a categoria da Rady Gramane que apura apenas uma.Vamos fazer o nosso melhor para que possamos trazer essa alegria para o povo moçambicano”, disse o Presidente da Federação de Boxe.

 

Gabriel Júnior assegurou que estão todas condições criadas para a participação de Moçambique nesta prova, sendo que o nosso país que vincar o feitos que tem sido alcançados  além fronteiras.

 

“Recentemente estivemos nos Camarões com 10 pugilistas dos quais 9 conseguiram figurar no pódio, nós estamos entre potenciais candidatos a qualificação, sabemos que isto é desporto e há probabilidade de dois resultados. Vamos fazer o nosso melhor ora conseguir bons resultados”, disse Gabriel Júnior.

 

Recordar que Alcinda dos Santos e Rady Gramane marcaram presença nos Jogos Olímpicos Tokyo 2020 tendo caído nos quartos-de-final. (LANCEMZ)

 

 

 

 

 

Attachment.png

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .