desporto mocambicano

Paris 2024 celebrado em Maputo com Corrida à Volta do Mundo

  • 176

Paris 2024 celebrado em Maputo com Corrida à Volta do Mundo

 

A cidade de Maputo vivenciou na manhã desta quinta-feira, 14 de Março, a celebração da realização dos Jogos Olímpicos 2024 que vão ter lugar  de 26 de Julho a 11 de Agosto, na capital da França, Paris. Foi através de uma légua denominado Corrida à Volta do Mundo que ocorreram as festividades, numa iniciativa organizada pelo Comité Olímpico de Moçambique, Embaixada da França em Maputo, Conselho Municipal de Maputo e a Associação de Atletismo da capital do país. 

 

Por Alfredo Júnior 

 

Perto de 800 pessoas estavam inscritas para tomar parte nesta prova que teve o ponto de partida a catedral do atletismo moçambicano, o Parque dos Continuadores, e percorreu as principais artérias da capital do país, numa distância de 3.2 quilómetros, indo desaguar de fronte ao edifício sede do Conselho Municipal de Maputo. 

 

Numa iniciativa em que o mais o importante era celebrar a realização da olimpíada Paris 2024, a vitória da corrida em masculinos foi para o corredor Albertino Mamba que cumpriu a distância em 9:45.12 minutos, tendo Nelton Carlos terminado em segundo com a marca de 10:11.03 minutos, enquanto Nazareno Domingos ficou em terceiro com o tempo de 15:15.04 minutos. 

 

Em femininos a primeira  classificada foi Severina Marinho  que fez os 3.2 quilómetros em 13:06.07 minutos, deixando na segunda posição a Sabrina Tembe com o tempo de 14:35.06 minutos  e a terceira posicionada foi Elizabeth Guambe com a marca de 14:46.02 minutos. 

 

No local da meta da légua decorreram várias actividades desportivas, a começar com uma animada aula de ginástica aeróbica e de zumba que colocou todo mundo a exercitar os músculos, antes da demonstração de outras modalidades particularmente as que estarão em movimento nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

 

Nesse particular destaque para a exibição do boxe, a modalidade que através de Alcinda Panguana foi a primeira a qualificar um atleta moçambicano aos Jogos Olímpicos Paris 2024. O voleibol, teqball, patinagem em linha, salto a corda, skate e ginástica foram outras manifestações desportivas que juntaram-se à celebração da olimpíada Paris 2024. 

 

PARIS 2024 CELEBRADO DE FORMA POSITIVA 

 

Fazendo uma avaliação do evento, Penalva César, Secretário Geral do Comité Olímpico de Moçambique, considerou “o balanço positivo tomando em consideração as condições atmosféricas que retraiu algumas pessoas que preferiram ficar em casa, mas as que estiveram aqui mostraram estarem engajadas e conscientes daquilo que representa esta manifestação, que trás consigo a solidariedade do movimento olímpico e a sua representação mundial. Como Cidade de Maputo, em representação de Moçambique, jogamos o nosso papel de marcar a aproximação da realização dos Jogos Olímpicos 2024, que terão lugar em Paris, pelo que foi uma realização positiva”. 

 

Para a Embaixada da França em Maputo, a capital moçambicana vivenciou em miniatura o ambiente que vai registrar-se em Paris que será o epicentro do movimento desportivo mundial, tendo o Conselheiro de Cooperação e de Acção Cultural da Embaixada Launrent Perez-Vidal, enaltecido a participação nesta actividade.

 

“É um evento maravilhoso e de celebração que se realizou no âmbito da realização dos Jogos Olímpicos, que vai começar no dia 26 de Julho, faltam 135 dias e Maputo já está a celebrar este momento com a participação de atletas olímpicos e paraolímpicos. Para a Embaixada da França em Maputo é muito importante associar Moçambique a este evento olímpico através da Corrida à Volta do Mundo uma prova que tem lugar lugar em mais de 150 países, que representa a passagem do testemunho de um país para o outro e Moçambique recebeu o testemunho do Uganda devendo passa-lo a Bélgica e a Macedónia”, disse o Conselheiro de Cooperação e de Acção Cultural da Embaixada da França em Maputo, Launrent Perez-Vidal. 

 

Para além da prova do atletismo convencional e tendo em conta que a Paris também vai acolher os Jogos Paralímpicos, de 28 de Agosto a 8 de Setembro, teve lugar na zona da escadaria do município uma corrida de triciclos para cadeirantes que em femininos foi ganha por Sandra Armando Langane (4:32.12 minutos),  

Verónica de Fátima ocupou a segunda posição (4:58.61 minutos) e Betinha Américo foi terceira (6:03.52 minutos). Em masculinos, Mario Bernardo (3:07.80 minutos)foi o vencedor para a segunda posição ficar com João Moniz (3:43.00 minutos) e Narciso Tui (3:58.72 minutos) ocupou o último lugar do pódio. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .