desporto mocambicano

Moçambique sorteado no grupo da RD Congo campeão do AfroCan 2019

  • 289

 

Faltando menos de um mês para a segunda edição do FIBA AfroCan, oito das doze equipes participantes conheceram seus adversários na sexta-feira durante uma cerimónia de sorteio em Maputo, Moçambique, país que integrará o Grupo D, a par das selecções da República Democrática do Congo (campeã em título) e Camarões.

 

Por Alfredo Júnior  

 

A prova quadrienal da FIBA-África, AfroCan, competição dirigida a jogadores africanos radicados no continente africano, decorrerá em Angola entre os dias 8 e 16 de julho. O sorteio distribuiu as 12 equipas qualificadas em quatro grupos de três equipas cada.

 

As equipes foram sorteadas da seguinte forma:

No Grupo A, o vice-campeão de 2019, Quênia, enfrentará o Gabão. O Grupo A ficará completo com o vencedor do playoff entre a Guiné da Zona 2 e as equipas das Zonas 3. A anfitriã Angola vai defrontar o Mali e uma equipa a ser classificada como wild-card (convidada) no Grupo B. O Grupo C ficará completo com Marrocos e os vencedores das eliminatórias das Zonas 1 e 5.

 

Na próxima semana, a Argélia e a Tunísia lutarão pelo ingresso individual da Zona 1 para a Rodada Final e cinco equipes se reunirão em Dar es Salaam, na Tanzânia, no final deste mês para encontrar o representante da Zona 5 para a final de Angola.

 

QUALIFICAÇÃO PARA AS QUARTOS-DE-FINAL

 

Os vencedores de cada grupo avançarão diretamente para os quartas-de-final, enquanto as selecções que terminarem em segundo e terceiro após a Fase de Grupos jogarão a ronda de qualificação para as oitavos-de-final da seguinte forma: A2 v B3; B2 x A3; C2 v D3; D2 v C3. Os vencedores se qualificarão para os quartos-de-final.

 

FASE FINAL

 

Os vencedores dos quartas-de-final avançam para as semifinais, enquanto os perdedores disputam as partidas de Classificação do 5º ao 8º lugares.

 

O jogo de classificação para o Terceiro Lugar e a Final será disputado no último dia de competição (16 de julho).

 

O sorteio foi transmitido ao vivo no canal da FIBA no YouTube e nas plataformas de mídia social oficiais da FIBA AfroBasket, tendo contado com o jornalista moçambicano Alfredo Júnior como o mestre de cerimónias, do antigo jogador da NBA, Luol Deng, do Sudão do Sul, que brilhou nos Cleveland Cavaliers, Miami Heat, Los Angeles Lakers e Minnesota Timnerwolves, do antigo internacional moçambicano, Belmiro Simango e Ruben Boumtje Boumtje, antigo internacional dos Camarões e ex-jogar dos Portland Trail Blazers da NBA. (LANCEMZ)

 

 

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .