desporto mocambicano

Matenane quer abandonar o "modus-operandi" da gestão anterior e criar bases para garantir a sustentabilidade do GDM

  • 104

 Candidato único à presidência do Grupo Desportivo Maputo (GDM), Ângelo Roberto Matenane, compartilhou o seu manifesto eleitoral e descreve quatro pilares determinantes para devolver o histórico Desportivo Maputo aos principais palcos do desporto moçambicano.

 

Por Artur Manhqiue

 

“Nós temos quatro pilares fundamentais. Um está relacionado com a união desportiva, devolver a mística ao Desportivo, o outro é sustentabilidade e o último está relacionado com a formação”, afirmou Ângelo Matenane.

 VEJA NO NOSSO YOUTUBE

Nos últimos anos, a equipa alvi-negra tem passado por momentos de crises, ligadas à má gestão e renúncia dos seus últimos dois presidentes e Matenene, expressou o seu compromisso em garantir a estabilidade financeira do clube.

 

“O Desportivo tem uma particularidade, é um clube que está em uma zona nobre da cidade e um dos maiores activos que o Desportivo tem são as suas próprias infraestruturas, que eu penso que capitalizando as estruturas que o clube tem pode começar a criar bases para começar o processo da sua rentabilização”, sublinhou.

 

Destaca ainda que a direcção precisa encontrar novas maneiras de gerar receitas consistentes para o clube prosperar, abandonando o modelo da gestão anterior de bater portas e buscar patrocinadores.

 

“A nossa visão não é aquela que tem sido hábito nos últimos anos de ir à busca de alguns patrocinadores e de algumas pessoas de boa vontade para financiar todas as actividades do Desportivo, porque isso tem prazo. Nós queremos sair desta forma de gerir o clube, porque é desta forma que o clube foi tendo ao longo dos anos e se encontra na situação na qual se encontra. Queremos capitalizar tudo o que é infraestrutura do clube e daí, começarmos a criar bases para garantir a sustentabilidade do clube”, referiu o candidato.

 

APOSTA NA FORMAÇÃO

 

Sobre a formação de jogadores e pessoal do clube, Ângelo abordou sobre a importância de investir no crescimento integral dos membros do clube e destacou: "Não se trata apenas de jogar futebol; é também sobre cultivar valores e desenvolver caráter".

 

O candidato à presidência do GDM, espera unir a família alvi-negra com um único objectivo de revitalizar o clube, e reforçou a importância e necessidade do contributo dos sócios e  apelou à participação activa para o sucesso da equipa.

 

“Apelar aos sócios que retornem ao clube e deem o seu contributo, porque aquele clube é de todos nós. Significa que todos podem dar o seu contributo e devem fazer, é uma obrigação moral. Esta aproximação dos sócios ao clube seria naturalmente para darem as cordas e outras formas de contribuição que eles possam dar”, encerrou Ângelo Matenane.

 

Como já anunciado pelo LANCEMZ, eleição do novo Presidente do Grupo Desportivo Maputo, está marcada para este sábado, 27 de Abril, e Matenane será o único candidato após a retirada da lista encabeçada pelo Adelino Xerinda, que tem estado a frente do clube desde a renúncia de Paulo Ratilal. (LANCEMZ)

 

______________________________________________________________________________

 

Capitão e campeão em 1995 quer resgatar mística “alvi-negra”

Ângelo Roberto Matenene, iniciou a sua carreira nas camadas de formação do Grupo Desportivo Maputo, no longínquo ano de 1985 e terminou a sua carreira nos seniores em 2002. Durante este percurso foi também convocado tanto para a Selecção Olímpica bem como para a Selecção Nacional de Futebol de Moçambique.

Ao longo do meu percurso futebolístico vencemos um campeonato da cidade de Juniores em 1987 e o de Campeão Nacional nos Seniores em 1995 e capitaneou a a equipa principal “alvi-negra” de 1994 a 2002, altura em que me retirei dos campos.

Após a sua retirada  dos campos de futebol abraçou a carreira do dirigismo desportivo, tendo sido eleito primeiro Presidente do Sindicato de Jogadores de Futebol de Moçambique. Após 2 mandatos nessa função e um ano depois foi eleito Presidente da Associação de Veteranos de Futebol de Moçambique.

Ao nível do Grupo Desportivo Maputo já exerceu as funções de Director Desportivo e a de Vice-Presidente da Direcção, sendo que em termos profissionais vem exercendo várias funções de gestão ao nível da função pública desde o ano 2000, concretamente na Autoridade Triburária de Moçambique. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .