A selecção nacional de basquetebol sénior feminina de Moçambique saiu derrotada pelos Camarões por 55-53 n "/> A selecção nacional de basquetebol sénior feminina de Moçambique saiu derrotada pelos Camarões por 55-53 n "/>
desporto mocambicano

Mafanela insuficiente para levar Moçambique à vitória frente aos Camarões

  • 289

A selecção nacional de basquetebol sénior feminina de Moçambique saiu derrotada pelos Camarões por 55-53 no jogo que marcou a sua estreia no AfroBasket 2023, decorrido na noite desta sexta-feira, 28 de Julho, inserido na primeira jornada da prova que decorre no BK Arena, em Kigali.

 

Por Alfredo Júnior em Kigali

 

A capitã Odélia Mafanela veio do banco de suplentes, deu exemplo de galhardia nas tabelas e já concretização de pontos e foi a melhor da equipa orientada por Carlos Aik, porém os seus 18 pontos e 4 ressaltos foram insuficientes para levar Moçambique à vitória.

 

Moçambique começou o jogo com um cinco composto por Silvia Veloso, Stefânia Chiziane, Ingvild Mucauro, Leia Dongue e Tamara Seda que viu os Camarões ganharem vantagem logo nos primeiros cinco minutos com parcial de 10-3, com as postes da Pérola do Índico a terem dificuldades para explanar o seu jogo, daí que ao cabo dos primeiros dez minutos o marcador indicava 16-12.

 

No segundo quarto, as pupilas de Carlos Aik e Leonel Manhique continuaram a ter muitas dificuldades para assentar o seu jogo, cometendo muitos “turnovers” (19 contra 22 das adversárias em toda partida), mas foi no capítulo da finalização que os erros foram em demasia, daí que ao intervalo o resultado fosse de 32-26.

 

Para recuperar os seis pontos de diferença Moçambique apostou numa defesa pressionante que obrigava aos Camarões a cometerem erros na construção ofensiva, mas no ataque o combinado nacional não aproveitou todas situações para pontuar, no entanto fez um parcial de 11-14 que colocou o resultado em 43-40, ao cabo de 30 minutos de jogo.

 

No último quarto Moçambique continuo o excelente trabalho defensivo, mas continuou a pecar na eficiência na concretização. Terminou o jogo com 14.6% % nos lançamentos triplos em que marcou apenas um em sete tentativas(contra 25% das adversárias), foi 38 vezes à linha de lances livres e só concretizou 26.

 

Ainda assim, a 58 segundos do fim e com a partida empatada a 51 pontos, Odélia Mafanela faz um roubo de bola e conclui com um “lay up” perfeito que coloca Moçambique em vantagem de dois pontos, ou seja 51-53. No ataque seguinte Jessica Tomás dos Camarões vai a linha de lance livre e concretiza apenas um. Com um ponto de vantagem e posse de bola, com cerca de 30 segundos por jogar, a equipa de Carlos Aik viu Ingvild Mucauro ao invés de optar pela penetração ao cesto, acabou por decidir por um lançamento da linha dos três que  não caiu debaixo do cesto e na resposta às camaronesas passam para frente com um triplo de Monique Geneviéve Makani que deu a vitória aos Camarões por 55-53.

 

Este domingo, 29 de Julho, pelas Moçambique volta a jogar frente a Guiné, sendo importante vencer a partida por forma a evitar a última posição da tabela classificativa do Grupo C. Em caso de terminar na segunda posição, a selecção nacional poderá defrontar o terceiro do Grupo A composto pro Ruanda, Angola e Costa do Marfim. Na primeira jornada deste Grupo as anfitriãs derrotaram a selecção da Costa do Marfim  por 64-35. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .