desporto mocambicano

Locomotivas do Chiveve sem vapor e competição descarrilam na estação de Kigali nos "quartos" da BAL

  • 506

O Ferroviário da Beira foi eliminado do quartos-de-final da Basketball África League ao perder por 93-73 frente ao AS Douanes do Senegal, no jogo realizado na tarde de domingo, 21 de Maio, no BK Arena, em Kigali, no Ruanda, partida inserida na Final a 8 da Terceira edição da liga profissional africana. Os campeões moçambicanos terminam assim entre as oito melhores equipas continentais, porém ficou a sensação de que os “locomotivas” do Chiveve bem poderiam ter feito mais, no entanto as opções do treinador Luís Lopes Hernandes e a falta de competição interna acabaram por ser determinantes para a pálida imagem deixada ficar nos “play-offs”.

 

Por Alfredo Júnior, em Kigali

 

No jogo de eliminação única o AS Douanes desenhou e implementou melhor a sua estratégia para a derrotar o Ferroviário da Beira e chegar às meias-finais, depois de ter estado prestes a ser eliminado da Conferência do Sahara em Março, mas derrotou o atual campeão US Monastir no último jogo para garantir uma vaga nos “play-offs” e também mandar o time tunisiano de volta para casa.

 

O  campeão senegalês dominou o Ferroviário da Beira em quase todos aspectos do jogo e construiu uma caminhada tranquila rumo a uma vitória confortável nos quartos-de-final na noite de domingo em Kigali, Ruanda.

 

Comandados por Jean Jacques Boissy o Douanes ganhou vantagem inicial saindo em vantagem no primeiro quarto terminado com o resultado de 28-23 a favor dos senegaleses. Os comandados de Mamadou Gueye começaram a fugir no segundo quarto e abriram para 15 pontos de vantagem (52 a 37) no intervalo.

 

Depois do descanso, os “locomotivas” do Chiveve melhoraram na defesa, mas pecaram na eficiência, com Bourama Sidibe a ser o maior culpado dessa falta de pontaria no terceiro quarto, já das suas 12 idas para a linha de lance livre renderam apenas quatro pontos. O quarto terminou com o parcial de 19-15, com o resultado a fixar-se em 71-52.

 

Apesar dos esforços do Ferroviário da Beira nos últimos dois quartos, Douanes mostrou-se consistente e conseguiu construir uma vitória de 20 pontos para garantir uma vaga nas meias-finais de quarta-feira, ao vencer categoricamente por 93-73.

Samba Fall liderou Douanes com 23 pontos, enquanto Marcus Crawford somou 17. Mathew Bryan-Amaning conseguiu um duplo-duplo de 13 pontos e 11 ressaltos, enquanto Boissy saiu do banco para marcar 15 pontos em 14 minutos.

 

Do lado do campeão moçambicano, Makhtar Gueye somou 19 pontos e nove ressaltos, enquanto Ismael Nurmamade e Najeal Young somaram 13 pontos. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .