desporto mocambicano

Kagame apresentou BK Arena a Nyusi que pode ter se inspirado para replicar no país

  • 396

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, na companhia do seu homólogo do Ruanda, Paul Kagame, cumprimentaram a selecção feminina de basquetebol que está a participar no AfroBasket 2023 em Kigali e assistiram juntos o jogo em que a selecção nacional derrotou a sua similar da Guiné por 99-40.

 

Por Alfredo Júnior em Kigali

 

Logo pela manhã de sábado, 29 de Julho, os dois estadistas visitaram a selecção nacional que está hospedada do M Hotel em Kigali. No breve encontro, mas carregado de muito simbolismos Nyusi e Kagame ficaram a conhecer cada um dos 22 elementos que integram a selecção moçambicana num encontro que contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, e da Directora do Fundo de Promoção Desportiva, Amélia Cabral.

 

Nyusi que estava de regresso da Rússia onde foi participar na cimeira que reuniu aquele país e o continente africano deixou ficar um incentivo não só em palavras para a delegação moçambicana, desejando que tenham boa participação na prova seja coroada de êxitos.

 

Na tarde do mesmo sábado, depois de visitar a farma de Paul Kagame, na companhia do seu homólogo ruandês o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, assistiu ao jogo Moçambique - Guiné na majestosa BK Arena.

 

Kagame certamente explicou a Nyusi os contornos da construção da infraestrutura que torna Kigali na capital do basquetebol africano, esperando-se que esta presença do estadista moçambicano seja um incentivo para que o nosso país tenha uma infraestrutura do género.

 

Já na noite de sábado, Nyusi voltou a encontrar-se e jantou com os membros da delegação moçambicana, num ambiente informal e descontraído que teve lugar na residência oficial do Alto Comissário de Moçambique no Ruanda, Amade Miquidade.

 

Nyusi quis saber dos sonhos e projectos de cada uma das atletas de modo a contribuir para o elevar da prática do desporto no país, tendo a questão da construção de uma arena idêntica da de Kigali sido aflorada nestas conversas.

 

Refira-se que esta foi a primeira vez que Filipe Nyusi assistiu a um jogo da selecção nacional de basquetebol, tendo reiterado que a equipa sénior feminina de Moçambique conta com apoio da Primeira Dama, Isaura Nyusi, manifestando vontade de realizar novo encontro na capital moçambicana. (LANCEMZ)  

 

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .