O Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilber "/> O Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilber "/>
desporto mocambicano

Gilberto Mendes atira bola para Ministério das Finanças em relação ao pagamento da premiação desportiva

  • 104

O Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes garantiu, nesta terça-feira (9 de Abril), que o processo de pagamento da premiação dos atletas que conquistaram medalhas ao serviço de Moçambique em várias modalidades e que recentemente reivindicaram os seus direitos, já foi desencadeado, mas enfrenta alguns contratempos, estando dependente da disponibilidade orçamental por parte do Ministério da Economia e Finanças.

 

Por Redacção LanceMZ

 

O Governante apontou que todo expediente já foi submetido a entidade do Estado responsável pelo pagamento da premiação, porém não indicou a data exacta para o início da entrega dos valores devidos, explicando que o país enfrenta diversos contratempos, que obrigaram ao Estado a fazer uma reavaliação no processo, dando prioridade a questões sociais como é o caso das famílias que vivem debaixo da água, devido às enxurradas.

 

"Não posso dizer quando é que será feito o pagamento, até porque agora, por exemplo, surgiram as cheias, provavelmente as finanças estão fazendo um plano para efectuar os pagamentos, fazer a liberação de fundos, tendo em conta essa conjuntura de desafios, hoje, em reunião do Conselho de Ministros, o Governo decidiu que vai apoiar os municípios e o Ministério das Finanças priorizou o apoio financeiro para o trabalho para tirar aquelas famílias que estão debaixo de água", explicou o Secretário de Estado do Desporto.

 

ESTADO RECONHECE A DÍVIDA PELO QUE SERÁ PAGA

 

Mendes, reitera que os pagamentos serão efectuados de forma gradual, começando pelos atletas que conquistaram medalhas em 2017, seguindo-se por aí em diante até ao término do pagamento da dívida que está orçada em mais de 15 milhões de Meticais.

 

"Os pagamentos serão feitos de forma gradual, em princípio vamos começar com os atletas de 2017, e depois vamos subir. Tal como conversamos no primeiro dia, concordamos e anuímos em fazer o trabalho de aproximação às finanças para começar com os processos de pagamento desta dívida que é reconhecida pelo Estado", disse Gilberto Mendes.

 

Por outro lado, o Secretário de Estado do Desporto reforça que o desenvolvimento do processo de pagamento aos atletas continua a ser monitorado de perto e que o governo tem total interesse em sanar a dívida com os atletas mediante a disponibilização do valor por parte da área das finanças.

 

"Como disse no primeiro dia, o pagamento será em função gestão das finanças, se o governo entregar um valor todo, as dívidas serão pagas um por um para cada atleta. Não é interesse do governo não pagar, foi governo que criou essa lei, se não quisesse pagar, não teria sido criada a Lei, é uma questão de disponibilidade por parte do Ministério das Finanças", concluiu.

 

De referir que no passado dia 3 de Abril, os atletas moçambicanos estiveram na Secretaria de Estado do Desporto para exigir o pagamento dos seus valores de premiação e ameaçaram paralisar as actividades em representação do país, devido aos 7 anos sem pagamento do que está previsto na Lei e a falta de comunicação que se verifica por parte das entidades competentes. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .