A embaixada da França em Maputo através de Laurent Perez-Vidal, Conselheiro de cooperação e de acçã "/> A embaixada da França em Maputo através de Laurent Perez-Vidal, Conselheiro de cooperação e de acçã "/>
desporto mocambicano

França quer apoiar boxe moçambicano rumo a Paris 2024

  • 442

A embaixada da França em Maputo através de Laurent Perez-Vidal, Conselheiro de cooperação e de acção cultural, manifestou a disponibilidade em apoiar a Federação Moçambicana de Boxe e os atletas qualificados com vista a uma excelente participação nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

 

Por Redacção LanceMZ

 

O facto foi revelado à margem de uma visita de cortesia que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 21 de Setembro, à Academia Lucas Sinóia, instalada na Escola Secundária Francisco Manyanga, local que tem servido como a base da preparação da Selecção Nacional.

"Viemos aqui saudar a excelência do trabalho de toda uma equipa da Federação Moçambicana de Boxe que foi a primeira modalidade no país a qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, é uma grande honra para o país é um grande prazer para a França saber que a Alcinda dos Santos Panguana já está apurada para a olimpíada”, disse Vidal.

 

O Conselheiro de Cooperação e de Acção Cultural da Embaixada da França em Maputo referiu que o encontro serviu para estudar com o Presidente da FMBOXE algumas acções concretas, relativas ao apoio à modalidade para uma participação condigna em Paris 2024.

 “Sabemos que as necessidades das federações moçambicanas andam a volta das questões financeiras e técnico, vamos estudar as possibilidade de acompanhamento, mas nesta altura podemos assegurar que vamos organizar um curso de francês para os atletas qualificados para poderem integrar-se mais facilmente no seio da população quando chegarem à França”, disse Laurent Perez-Vidal.

 

ESTÁGIOS EM FRANÇA EM PERSPECTIVA

 

Para o Presidente da Federação Moçambicana de Boxe, Gabriel Júnior, esta parceria é bem vinda e abre “uma janela de cooperação com a nossa homóloga francesa que está a fazer um grande investimento com objectivo de conquistar medalhas olímpicas, para tal contrataram dois dos melhores treinadores do mundo que são de nacionalidade cubana criando um centro de alto rendimento da modalidade”.

 

“No âmbito desta parceria podemos colocar os nossos atletas a estagiarem por lá e quiçá termos algum apoio para podermos participar nas duas próximas janelas que terão lugar na Itália e Tailândia  de modo a que possamos ter mais atletas qualificados ao Jogos Olímpicos Paris 2024”, referiu Gabriel Júnior.

 

O Seleccionador Nacional de Boxe, Lucas Sinoia, e a atleta qualificada aos Jogos Olímpicos, Alcinda dos Santos, esperam que o apoio da França possa servir para que mais atletas moçambicanos participem nas duas últimas janelas de qualificação a Paris 2024 que terão lugar no próximo ano.

 

“Estou muito feliz e é muito gratificante receber este tipo de apoio numa altura em que estamos muito a precisar, é de louvar e agradeço muito este apoio para poder aprender a falar francês. Espero que consigamos ter mais patrocinadores para podermos levar mais atletas à fase de qualificação ao invés de dois suportados pelo Comité Olímpico e outros dois pela Federação. Gostaria que fossem oito a dez atletas para aumentarmos a possibilidades de qualificação de Moçambique”, referiu Alcinda dos Santos Panguana.

 

A qualificação que decorreu em Dakar apurou apenas os primeiros classificados em cada categoria o que tornou a disputa por uma vaga para Paris 2024 bastante acirrada. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .