Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e Universidade Eduardo Mondlane (UEM) "/>  

Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e Universidade Eduardo Mondlane (UEM) "/>

desporto mocambicano

FMF reforça cooperação com a UEM

  • 606

 

Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e Universidade Eduardo Mondlane (UEM) consolidam parceria para o desenvolvimento de futebol moçambicano num memorando de entendimento assinado nesta terça-feira, 12 Setembro, rubricado por Manuel Guilherme Junior, Reitor da Maia atinga universidade do país, e Feizal Sidat, Presidente da FMF.

 

Por Redacção LanceMZ

 

A colaboração entre a FMF a UEM tem como um dos objectivos trazer profissionais experientes para que os estudantes recebam uma formação adequada equivalente ao exercício da actividade de treinador e elevar o nível do futebol moçambicano.

 

Na ocasião, Feizal Sidat reforçou a necessidade da instituição continuar a formar estudantes em prol do desenvolvimento cultural e social, bem como a organização conjunta de eventos que contribuem para a construção de um corpo técnico estável para o futuro do futebol nacional.

 

Por outro lado, o Presidente da Federação lançou um desafio a reitoria da Universidade para a introdução da Faculdade de Gestão Desportiva, afirmou que antes de começar o futebol há um trabalho de preparação, desde contabilidade, economia, daí a necessidade de ter uma área específica que transmite bases fundamentais do direito desportivo bem como a jurisprudência.

 

O memorando abre espaço para a cooperação entre Academia e o Futebol e desempenha um papel crucial na consolidação tanto no campo da educação bem como para a crescimento de atletas e treinadores de alto nível, desenvolvimento na pesquisa e inovação, acesso a recursos e instalações de qualidade, crescimento de futebol da base e promoção de saúde e bem estar. Por outro lado, a cooperação representa um marco na integração de estagiários da Faculdade de Ciências e Desporto na estrutura da FMF.

 

Por seu turno, o reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Junior, começou por felicitar os Mambas pelo feito histórico alcançado, e reiterou que a UEM continua focada em formar estudantes em prol do desenvolvimento do futebol moçambicano, formando profissionais qualificados, criando disciplina através da prática do desporto desde a alimentação até ao comportamento, e concluiu que o plano estratégico da UEM é colocar o desporto como ponto focal de forma a melhorar e identificar talentos que possam integrar o futebol nacional bem como a potencialização de instalações desportivas. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .