A Direcção da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo foi destit "/>  

A Direcção da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo foi destit "/>

desporto mocambicano

Destituída Direcção da ABCM e nomeada comissão de gestão até próximas eleições marcadas para 16 de Dezembro

  • 542

 

A Direcção da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo foi destituída pelos clubes da capital do país que decidiram afastar o elenco que é dirigida por Felisberto Macuácuà, que dava continuidade ao mandato de Rui Hélder Guilaze Presidnete eleito e que perdeu a vida em Maio de 2021.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Esta decisão foi tomada tendo em conta a inactividade que se assiste na bola-ao-cesto em Maputo, caracterizada pela falta de competições, derivada da incapacidade financeira da ABCM para saldar uma dívida de 130 mil Meticais para com os árbitros e juízes de mesa, valores esses referentes aos meses de Novembro e Dezembro de 2022.

 

A decisão foi tomada na Assembleia Geral Ordinária decorrida na manhã deste sábado, 22 de Abril, no Comité Olímpico de Moçambique, na qual os clubes decidiram chamar a si a responsabilidade de gestão do basquetebol na cidade de Maputo.

 

“A decisão foi unânime e tomada por todos clubes face a situação que se assiste no nosso basquetebol, visto que esta Direcção fez pouco para a movimentação da modalidade e há dias ouvimos os seleccionadores nacionais Carlos Aik e Milagre Macome a queixarem-se desta inactividade tendo em conta que as selecções nacionais têm compromissos nos mês de Julho, pelo que decidimos tomar esta decisão e apostar num grupo de jovens que pretende implementar uma nova dinâmica na modalidade”, disse Rui Chelene, Director do basquetebol no Costa do Sol.

 

Assim, Leopoldo de Amaral, Presidente Mesa da Assembleia Geral, anuiu com a proposta apresentada pelo Costa do Sol, Maxaquene, A Politécnica, Bela Rosa e Ferroviário de Maputo, enquanto que o Desportivo Maputo absteve-se, numa reunião em que clubes como Aeroporto, Lazio e Universidade Pedagógica  não tiveram direito a voto pelo facto de os seus delegados não apresentarem credenciais para o efeito.

 

E foi com toda naturalidade que a Direcção encabeçada por Felisberto Macuácuà aceitou a decisão dos clubes que exigiram a  sua renúncia, com efeitos imediatos.

 

“Os clubes são soberanos e a Associação é feita por eles que decidiram por unanimidade, tomando a liberdade de seguirem propostas que na sua óptica são melhores para o basquetebol da cidade de Maputo, pelo que aceitamos esta decisão soberana dos associados”, disse Felisberto Macuácuà .

 

JOVENS APAIXONADOS PELO BASQUETEBOL NA COMISSÃO SE GESTÃO

 

Assim, a Comissão de Gestão da ABCM mandatada pelos clubes será composta por cinco elementos, nomeadamente Sérgio Itie (antigo jogador do Desportivo e chefe departamento de basquetebol), Ebenizario Hamela (antigo praticante do Costa do Sol), Naftal Chongo (antigo árbitro FIBA), Michel Amade (ligado ao Ferroviário de Maputo) e Anastácio Monteiro (ex-árbitro).

 

Esta equipa de gestão vai ser empossada nas suas novas funções a 6 de Maio próximo, numa Assembleia Geral Extraordinária que terá lugar na sede do Comité Olímpico de Moçambique na qual deverão apresentar o seu plano de trabalho para resgatar o basquetebol da capital do país.

 

No programa desenhado por esta Comissão de Gestão ela se propõe a transformar o actual paradigma do basquetebol na capital do país, através da concepção de um novo modelo de gestão, efetivação de  um Conselho de Administração da modalidade, racionalização de recursos, angariação de fundos, planeamento das provas e cultura de prestação de contas.

 

A comissão vai exercer a sua actividade até ao dia 16 de Dezembro, data em que está prevista a realização de uma Assembleia Geral Electiva que deverá escolher os novos corpos gerentes que deverão dirigir a modalidade num período de quatro anos.

 

Refira-se que nesta Assembleia Geral não foram aprovados os relatórios e contas dos últimos exercícios, sendo que ficou acordado que a Direcção que renunciou deverá corrigir os documentos e apresentá-los até ao dia 28 de Abril. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .